Guia 2021

Quem é PLANT está aqui!
plantbasedbr.com

Vem conferir!

MENU
MÍDIA KIT 2022
Download
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

O apelo saudável dos alimentos

A mudança no perfil de consumo de alimentos e bebidas se tornou um desafio para as indústrias desses setores, que estão se adaptando a novos tempos em que o apelo saudável ganha cada vez mais força no mercado.

Hoje, os consumidores buscam produtos saudáveis e as palavras-chave como "all natural', "isento de" e "sem adição" são exibidas em destaque nas embalagens dos produtos alimentícios.

A mudança em direção a alimentos mais saudáveis foi impulsionada pela demanda do consumidor e, em geral, o setor foi rápido em responder, com muitas marcas reformulando seus produtos e colocando como prioridade a preocupação com a saúde do consumidor ao criar e comercializar novos produtos alimentícios.

O aumento do interesse por alimentos capazes de promover benefícios à saúde com maior intensidade do que outros similares, tem criado oportunidades para o lançamento de uma ampla variedade de alimentos e bebidas mais saudáveis e nutritivos, revelando um mercado crescente para os produtos alimentícios. A tendência do consumidor de alimentos é ser cada vez mais consciente e exigente com relação a importância de conhecer os valores nutricionais dos alimentos e, assim, defini-los entre bons ou ruins para a sua saúde.

Apesar de toda a atenção dispensada à alimentação saudável, é difícil encontrar uma definição precisa para esse termo, bem como um consenso a respeito do tipo de práticas alimentares às quais se refere; a alimentação saudável pode ser compreendida sob diversas perspectivas nas diversas atividades mercadológicas.

Na ampla gama de possibilidades no que tange a interpretação de uma alimentação saudável, a única certeza é a de que o consumidor é o centro de convergência de informações. Mas como os consumidores interpretam a alimentação saudável? Quais fatores os motivam a buscar essa forma de alimentação? Quais aspectos podem interferir na adoção de hábitos saudáveis de alimentação? Quais motivos os consumidores consideram decisivos para a adoção de uma alimentação saudável? A resposta para essas questões pode ser a chave para a elaboração de estratégias de marketing da indústria alimentícia para inserir seus produtos saudáveis com sucesso no mercado.

A área do comportamento do consumidor é de grande interesse para os profissionais de marketing, uma vez que, por meio do estudo do comportamento, podem conhecer quais são os desejos, vontades e expectativas do consumidor a respeito de um produto ou serviço, incluindo os processos decisórios que antecedem e sucedem essas ações.

Para a empresa alimentícia, analisar e entender o comportamento do consumidor é de grande importância, pois entendendo o seu comportamento, poderá influenciá-lo ou, até mesmo, mudá-lo. Nesse aspecto, o marketing aplicado aos alimentos é um fator determinante na modulação dos ambientes alimentar e nutricional e, consequentemente, das escolhas alimentares.

O marketing alimentar tem a capacidade de fazer a ponte entre o produtor e o consumidor, estando envolvido em toda a cadeia de atividades que acompanha o produto. Portanto, a indústria alimentícia pode desempenhar importante papel junto ao consumidor, através da informação e orientação para a escolher dos produtos mais adequados para uma alimentação saudável.

Já o marketing nutricional é um fator importante de diferenciação dos produtos. Aplicado fundamentalmente através da rotulagem nutricional e de alegações, possui a capacidade de encorajar e direcionar o consumidor no sentido da adoção de uma alimentação saudável. Sua comunicação deve ser, sempre que possível, adaptada ao grupo-alvo em questão para que possa ter o maior impacto possível e para maximizar a eficácia do processo de marketing.

O marketing nutricional, sendo uma estratégia que permite uma maior diferenciação de produtos, vem sendo aplicado, majoritariamente, não somente na rotulagem nutricional e nas alegações nutricionais e de saúde de produtos preexistentes, mas também na criação e divulgação de novos produtos com características nutricionais específicas e benéficas para o consumidor.

A indústria alimentícia é o componente com maior capacidade para proceder a mudanças benéficas na distribuição e promoção de alimentos. O seu impacto na saúde pública é muito maior do que se pode imaginar, pois tem a capacidade de influenciar políticas públicas e de contribuir para a educação alimentar das populações. Por um lado, é responsável pelo abastecimento e oferta ao consumidor de um leque de alimentos e, por outro lado, por fornecer as informações que permitem ao consumidor fazer as melhores escolhas.








Artigos relacionados



Envie um artigo



Telefone:

11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

001