Guia 2021

Quem é PLANT está aqui!
plantbasedbr.com

Vem conferir!

MENU
MÍDIA KIT 2022
Download
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

Por que usar pré-misturas na formulação de alimentos e bebidas?

As pré-misturas vêm ganhando destaque na indústria de suplementos nutricionais e produtos alimentícios com benefícios comprovados, podendo ser incorporadas a uma formulação para reduzir a complexidade e o custo de produção, ao mesmo tempo que agregam inúmeros benefícios ao produto final, sem a introdução de variáveis que comprometam o seu sabor ou a sua textura.

A pré-mistura envolve encontrar o equilíbrio certo no uso de ingredientes e compostos metabolicamente ativos; é uma mistura personalizada, preparada comercialmente, onde cada componente é pré-escalonado e misturado com precisão.

Na maioria dos casos, estão associadas a ingredientes que visam especificamente a saúde e o bem-estar, ou seja, ingredientes como vitaminas, minerais, botânicos e outros nutracêuticos usados na fortificação de alimentos, bebidas e suplementos. Contudo, esses ingredientes possuem propriedades físicas diferentes, cujos atributos, como por exemplo, flocos, grânulos muito grossos ou partículas leves e macias, podem dificultar a sua integração na formulação de maneira homogênea. O uso de pré-misturas permite que os ingredientes fortificantes sejam integrados em formatos otimizados de produtos para diferentes aplicações alimentícias.

Os sistemas de ingredientes de fortificação pré-misturados podem ser disponibilizados em uma variedade de combinações, como por exemplo, vitaminas lipossolúveis, antioxidantes e nutracêuticos (como vitaminas A, D, E e K); carotenos, luteína, zeaxantina e licopeno; e óleos ômega; também estão disponíveis em uma variedade de formatos, líquido, grânulo ou micro grânulo, podendo, inclusive, ser secos por spray. Vitaminas solúveis em água, minerais, aminoácidos e compostos botânicos podem ser líquidos ou misturados a seco.

As principais combinações incluem pré-mistura de vitaminas solúveis em água e em gordura, na forma líquida ou seca por spray; pré-mistura de minerais, como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e outros na forma de mistura a seco; pré-mistura de aminoácidos, cujas formulações hipoalergênicas ou elementares usam uma combinação de aminoácidos para substituir a proteína nessas formulações; pré-mistura de nutracêuticos, como inositol, taurina, colina e extratos naturais (extrato de semente de uva, etc.); e pré-mistura personalizada, onde as vitaminas e a mistura de minerais são escolhidas e projetadas com base nas necessidades do produto.

As pré-misturas podem ser adicionadas em alimentos básicos, óleos e gorduras, leite e produtos lácteos, panificação e confeitaria e suplementos nutricionais e bebidas saudáveis.

Todas as pré-misturas incluem, além dos fortificantes (vitaminas e minerais em pó), excipientes (transportadores, cargas) e agente de fluxo livre.

Um dos principais benefícios do uso de pré-misturas é a redução dos erros de medição durante o processo em lote, o que significa resultados de produção mais consistentes de uma perspectiva de sabor, estética e funcionalidade.

No mercado de pré-misturas de nutrientes não existe um produto padrão, sendo que a maioria dos fornecedores oferece misturas desenvolvidas em torno de posições de mercado de saúde e bem-estar. Essas predefinições fornecem um ponto de partida para os formuladores e, conforme o projeto se desenvolve, o fornecedor personaliza a mistura de nutrientes de acordo com as suas necessidades.

Normalmente entregues por meio de alimentadores de micronutrientes de precisão, as pré-misturas geralmente assumem a forma de misturas secas, embora as emulsões líquidas solúveis em óleo sejam normalmente utilizadas para as vitaminas A, D3, K1 e betacaroteno.

As pré-misturas em comprimidos e cápsulas solúveis em lote fornecem consistência conveniente e evitam a necessidade de escalonar os pós. Embora essas formas estejam disponíveis, ainda não são comuns para as pré-misturas de nutrientes e a maioria dos usuários de pré-misturas prefere escalonar as misturas secas para dispensar adequadamente a quantidade necessária.

O encapsulamento protege materiais sensíveis da interação com outros ingredientes, bem como do oxigênio e umidade atmosférica e pode mascarar sabores estranhos e odores desagradáveis. Um exemplo é a vitamina C, que não é estável ao calor durante o cozimento; na versão microencapsulada, esse importante antioxidante é resistente ao calor e prontamente incorporada em farinhas de grãos ou flocos e aplicada nos produtos após o cozimento.

O conteúdo de uma pré-mistura depende de várias considerações práticas, sendo a primeira delas a meta definida pelo rótulo nutricional. Em seguida, é preciso saber todos os ingredientes que compõem o produto para que possam calcular a contribuição nutricional de cada um. Por fim, é necessário conhecer os parâmetros de processamento, como pH da massa, tempo e temperatura de cozimento e considerações sobre prazo de validade, para que possa contabilizar as perdas de processamento. A avaliação dos outros ingredientes da fórmula também é necessária para evitar interações indesejadas e para selecionar os compostos corretos da matéria-prima.

Um fator prático que deve ser considerado em relação as pré-misturas envolve a matemática, não apenas para criar as proporções exatas do seu conteúdo, mas também para inclui-las nos rótulos dos produtos acabados. Padrões de identidade, pureza e várias certificações e verificações exigem que o que está declarado em um produto, e nas quantidades alegadas, seja exatamente o que o produto final contém.

As pré-misturas têm sido uma parte rotineira na formulação de produtos alimentícios, auxiliando em várias etapas do processamento, como o desafio de obter boa dispersão de um ingrediente de baixa concentração ou possibilitando a diluição certa do corante ou aromatizante para reduzir a ocorrência de pontos de concentração de ingredientes no produto final.

Ao formular com pré-misturas alguns fatores devem ser considerados, como a fonte dos ingredientes e a familiaridade com esses ingredientes; a quantidade de espaço que os ingredientes ocupam, bem como se são visualmente atraentes e saborosos.








Artigos relacionados



Envie um artigo



Telefone:

11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

001