Vastamente utilizada como emulsificante e estabilizante em aromas e turvadores, a goma acácia/arábica possui crescente demanda no mercado e disponibilidade sempre questionada devido a fatores climáticos e políticos nas regiões produtoras.
A goma acácia/arábica é extraída de duas espécies da árvore acácia (Senegal e Seyal), a partir da seiva exsudada dos vincos feitos nos troncos e caules.
Para emulsões e turvadores, produtos muito utilizados no mercado de bebidas e aromas, utiliza-se a goma acácia/arábica tipo I, também conhecida como Senegal, que é extraída principalmente do Sudão, Nigéria, Senegal e Somália. Essas regiões estão em permanente conflito militar e civil, o que impacta diretamente em falta de disponibilidade e constante oscilação dos preços, já que a violência impede que a seiva das árvores seja coletada pelos trabalhadores.
O outro tipo de goma acácia/arábica - Seyal - é direcionado principalmente para atuar como selante em drageados e agente de ligação para barras de cereais, mas também pode ser utilizado para encapsular aromas e evitar quebras de produtos panificados secos, como torradas.
A ATIC Gums, empresa norte-americana com 104 anos de existência e vasto conhecimento e portfólio em emulsificantes e estabilizantes, através da Vogler Ingredients disponibiliza ao mercado brasileiro duas soluções com apelo emulsificante baseadas em goma acácia/arábica:
Vogler Ingredients Ltda.
www.vogler.com.br