Guia 2021

Quem é PLANT está aqui!
plantbasedbr.com

Vem conferir!

MENU
MÍDIA KIT 2022
Download
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

EXTRATOS BOTÂNICOS PARA BEBIDAS FUNCIONAIS

O mercado de bebidas funcionais

O número de alegações funcionais em todo o mundo está crescendo em todas as categorias de alimentos e bebidas. Esta tendência deve ser mantida nos próximos anos, com crescimento em torno de 9% até 2015. A tendência para uma maior naturalidade e saúde está direcionando os mercados: as pessoas continuam procurando ingredientes funcionais a partir de fontes naturais e receitas nutricionalmente corretas.

Se focarmos mais especificamente sobre o mercado de bebidas funcionais, podemos ver que três regiões do mundo estão dominando:

Como se pode ver neste gráfico, a América Latina ainda é um mercado de bebida funcional pequeno em comparação com as três principais regiões, mas é muito dinâmico: considerando a quota de mercado total da região, o número de novos produtos lançados é enorme (10% dos novos produtos lançados no mundo são lançados na América Latina, enquanto que a participação de mercado total da região é atualmente de 5%).

As bebidas funcionais na América Latina correspondem a um valor de mercado de 2,4 bilhões de euros em 2012 (até esta data) e, até o fim do ano, o crescimento será provavelmente de 25%!

De fato, se compararmos o crescimento de várias áreas geográficas neste setor, podemos ver imediatamente que a América Latina é a zona que mais cresce.

Se verificarmos mais precisamente os tipos de alegações de benefício que são feitos sobre estas bebidas funcionais, temos o seguinte gráfico:

As categorias mais importantes de alegações permanecem as de energia (28% do total), as de antioxidantes (15%) e, em seguida, as alegações de controle de peso, que são muito mais presentes em 2012 do que em 2011.

Alegações de energia

Especialmente neste campo, há uma forte tendência de ingredientes naturais energéticos como ginsenosídeos de ginseng e seus extratos ou conteúdo de cafeína natural de diversas fontes botânicas.

Foco em Ginseng

Há provas científicas que demonstrem a capacidade de ginseng e seus extratos em aumentar o desempenho físico. Por exemplo, tem sido relatado por Kim et al (2005), que a administração de Panax ginseng aumenta o tempo de resistência ao desgaste. Em seu estudo, 7 homens sedentários fizeram exercícios voluntários até a exaustão em uma esteira antes e após a administração de 8 semanas de extrato de Panax ginseng (2 g de cada vez, 3 vezes ao dia). A duração do exercício até a exaustão foi significativamente aumentada em 1,5 min. Além disso, o malondialdeído (MDA) foi significativamente elevado durante o ensaio (p <0,01), e atenuado após a administração de extrato de Panax ginseng (p <0,01), indicando que este pode facilitar a recuperação do exercício exaustivo (Kim et al., 2005).

Desde janeiro de 2011, mais de 1.200 bebidas energéticas foram lançados em todo o mundo. Ginseng é um dos extratos mais utilizados na formulação de bebidas energéticas correspondendo a 13% dos novos lançamentos de bebidas com esta alegação. Ele vem logo depois Guaraná que representa 16% destes lançamentos. A combinação da Cafeína / Guaraná / Ginseng é a mistura natural mais comum para bebidas energéticas.

Nas embalagens dos produtos, os fabricantes apresentaram benefícios do ginseng para a saúde tais como: "A energia natural do ginseng", "A potência extra de ginseng", "Energia física & saúde mental", "Contém extrato de Ginseng que melhora a saúde e reduzi a fadiga".

A Naturex oferece vários extratos de Ginseng, projetados especificamente para aplicações em bebidas. Somos capazes de oferecer extratos de ginseng solúveis em água contendo até 30% de ginsenosídeos.

Outras plantas no campo de bebidas energéticas

Sabendo que mais de 45% das bebidas energéticas contêm cafeína, há também uma grande oportunidade para utilizar os extratos de plantas que contêm cafeína natural. Chá verde, café verde, erva-mate, guaraná e noz de cola já são utilizados em muitas formulações de bebidas energéticas pelo seu teor natural de cafeína. Todos estes extratos são produzidos pela Naturex.

Alegações de antioxidante

A demanda por ingredientes antioxidantes naturais também é forte. A Naturex é capaz de fornecer uma grande variedade de extratos botânicos contendo diferentes moléculas antioxidantes:

Foco no chá verde

O chá verde é exclusivamente derivado das folhas da Camellia Sinensis. Embora seja nativa do sul e do leste da Ásia, hoje é cultivada em todo o mundo. O chá verde é muito famoso por seu potencial antioxidante e também por vários outros benefícios de saúde.

Na verdade, o chá verde contém um elevado nível de polifenóis, catequinas, e particularmente a famosa epigalocatequina-galato (EGCG).

Graças às suas propriedades antioxidantes, o chá verde pode reduzir o estresse oxidativo induzido por diferentes mecanismos (Pereira et al., 2008).

Pesquisas têm demonstrado que o chá verde pode melhorar e proteger o perfil de colesterol (proporção LDL / HDL, prevenção contra danos oxidativos) (Miura et al, 2000;. Nagao T et al, 2005). Na maioria das vezes, extratos de chá verde são promovidos por suas propriedades antioxidantes e as seguintes declarações podem ser encontradas nas embalagens dos produtos: "Com ...mg de antioxidante do chá verde por porção", "Contém flavonóides do chá verde", "fonte natural / rica em antioxidante".

Os extratos de chá verde são utilizados na forma de pó para chá em 50% das bebidas funcionais, seguidas pelo chá pronto para beber (24%) e outras categorias tais como bebidas energéticas, bebidas sem álcool, sucos ou águas aromatizadas.

Para reforçar a alegação funcional da bebida, extratos de chá verde são muitas vezes formulados em combinação com sucos de fruta e extratos de outras plantas. Por exemplo, uma bebida "Detox" funcional seria obtida pela mistura do extrato de chá verde e suco de Elderberry ricos em antioxidantes com extratos de hibisco e de urtiga pelo seu efeito desintoxicante.

Extratos de chá verde também são amplamente utilizados em bebidas pelo seu papel fortalecedor da imunidade, propriedades de controle de peso e da saúde da pele. Com seu conteúdo de cafeína natural, o chá verde também é adicionado à mistura de ingredientes de bebidas energéticas naturais.

A Naturex oferece uma série de extratos de chá verde solúveis em água, com vários perfis de ativos: de 20% a 98% de polifenóis totais, com especificações de catequinas, cafeína e EGCG.

Foco em romã

A romã é também uma grande fonte de polifenóis com centenas de compostos conhecidos, como o ácido elágico e ácidos clorogênicos.

Foram provados seus benefícios específicos para o sistema cardiovascular. Em um estudo realizado em 19 pacientes com Eco Doppler anormal das carótidas medido em uma clínica de cirurgia vascular, com idades entre 65 e 75 anos, foram administrados ou 50ml de suco de romã por dia (n = 10, 1,5 mmol ou o equivalente a 453mg de polifenóis totais) ou nada (n = 9), juntamente com a medicação adequada por pelo menos um ano. A espessura média da carótida (IMT) diminuiu 13% em comparação com a linha de base, 9% com relação ao controle depois de um ano e

até 35% após 3 anos em pacientes que beberam suco de romã. O consumo de sumo de romã também resultou na diminuição da oxidação de LDL e peroxidação em cerca de 20% e 59%, respectivamente. O aumento da capacidade antioxidante total no soro e da atividade de paraoxonase foram 130% e 83%, respectivamente. A pressão arterial sistólica, mas não a diastólica, também foi reduzida versus o valor basal e grupo-controle após um ano de consumo de suco de romã (Aviram et al., 2004).

Mais de 25% das bebidas funcionais contendo extrato de romã alegam propriedades antioxidantes. Misturado com outros extratos que também têm provado o seu impacto positivo na saúde cardiovascular como resveratrol, alho, bagas de espinheiro ou chá verde, a romã pode reforçar sua alegação de melhoria da saúde cardíaca.

Extratos de romã produzidos pela Naturex para bebidas funcionais são totalmente solúvel em água, com especificações padronizadas em polifenóis totais e ácido elágico. Eles são também otimizados organolepticamente a fim de reduzir o impacto de amargor e adstringência ao mínimo.

Foco em cranberry

Nos últimos anos, o Cranberry se beneficiou de grande comunicação em torno de seus benefícios em relação à saúde do trato urinário. No entanto, existe agora também uma base sólida de evidências sobre sua significativa atividade antioxidante.

Um estudo avaliou o efeito de um consumo de 8 semanas de suco de cranberries secas (DCJ) em 65 mulheres jovens saudáveis. Parâmetros básicos bioquímicos e hematológicos, a capacidade antioxidante, a presença de metabólitos na urina, e atividade antiaderente in vivo foram determinados durante todo o estudo. 400mg de DCJ / dia não tiveram nenhuma influência sobre qualquer parâmetro testado. Já uma quantidade de 1200mg de DCJ / dia resultou numa redução estatisticamente significativa nos níveis séricos de produtos proteicos de oxidação avançada. Este efeito específico de proteção contra os danos oxidativos das proteínas é aqui descrito pela primeira vez. As amostras de urina mostravam um efeito inibidor sobre a adesão das estirpes uropatogênicas de Escherichia coli, mas não houve aumento na acidez da urina. Ácido hipúrico, isômeros de ácidos salicilúrico e di-hidroxibenzóico e quercetina glucoronido foram identificados como os principais metabólitos. Em conclusão, os frutos de cranberry são eficazes não só na prevenção da infecção do trato urinário, mas também para a prevenção do stress oxidativo (Valentova et al., 2007).

No mercado de bebidas funcionais, o sumo de cranberry continua a ser a forma mais habitual da fruta usada na formulação, enquanto que seus extratos estão principalmente presentes nos suplementos alimentares. No entanto, o processo de extração utilizado para cranberry oferece mais possibilidades em termos de conteúdos de moléculas ativas. Esses tipos de extratos de cranberry podem abrir novas possibilidades em termos de alegações para o mercado de bebidas funcionais.

A Naturex adquiriu recentemente a empresa norte-americana Decas, a fim de reforçar a sua oferta em extratos de cranberry. Somos capazes de oferecer vários extratos solúveis em água com diferentes teores de fruta e com conteúdo nativo especificado em polifenóis totais, acidez total e proantocianidinas.

Bibliografia

Kim,S.H., K.S.Park, M.J.Chang, and J.H.Sung. 2005. Effects of Panax ginseng extract on exercise-induced oxidative stress. J. Sports Med. Phys. Fitness 45:178-182.

Pereira Panza V.S et al. : Consumption of green tea favorably affects oxidative stress markers in weight-trained men, Nutrition, 2008 March.

Miura Y et al. : Green tea polyphenols (flavan 3-ol) prevent oxidative modification of low density lipoproteins : an ex vivo study in humans, The Journal of Biochemistry, 2000 April, vol 11, pp 216-222

Nagao T et al. : Ingestion of tea rich in catechins leads to a reduction in body fat and malondialdehydemodified LDL men, American journal of clinical nutrition, 2005 Jan, vol 81, pp122-129

Aviram et al., Pomegranate juice consumption for 3 years by patients with carotid artery stenosis reduces common carotid intima-media thickness, blood pressure and LDL oxidation. Clinical nutrition, June 2004, vol. 23, n.3, 423-33.

Valentova et al. , Biosafety, antioxidant status, and metabolites in urine after consumption of dried cranberry juice in healthy women: a pilot double-blind placebo-controlled trial. J Agric Food Chem. 2007 Apr 18;55(8):3217-24. Epub 2007 Mar 24.

Naturex Ingredientes Naturais Ltda.

www.naturex.com








Artigos relacionados



Envie um artigo



Telefone:

11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

001