Guia 2021

Quem é PLANT está aqui!
plantbasedbr.com

Vem conferir!

MENU
MÍDIA KIT 2022
Download
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

Qual o perfil do consumidor de alimentos funcionais?

Atualmente, a indústria de produtos funcionais é caracterizada por um crescimento dinâmico. Existem muitas ações positivas relacionadas à saúde oferecidas por esse tipo de alimento, incluindo o potencial para estimular o sistema imunológico, para reduzir o risco de doenças, bem como para melhorar memória e condição física.

O sucesso dos alimento funcionais depende tanto da sua eficácia quanto da capacidade de atender as demandas dos consumidores.

Mas quais são as principais motivações e atitudes relacionadas à escolha de alimentos funcionais? Primeiro, é importante destacar que esse tipo de alimento pode levar a diferentes impressões do consumidor.

A aceitação de um novo produto pelos consumidores é importante para o sucesso de mercado, mas a natureza desse processo é multifatorial. Assim, uma melhor compreensão pode influenciar positivamente a estratégia de marketing.

Uma das motivações mais citadas é a saúde, cada vez mais valorizada, tanto do ponto de vista social como pessoal. Há evidências de que os consumidores de alimentos funcionais entendem o papel desse tipo de produto na manutenção da boa saúde.

Somado a isso, entre os preditores de disposição para consumir alimentos funcionais está a recompensa percebida. Segundo estudos, a saúde é um aspecto muito importante para os consumidores de alimentos funcionais, no entanto, a sua compreensão sobre saúde era específica. Simplificando, o consumo alimentar funcional era visto apenas como “pequenos ajustes” no estilo de vida. Os fatores que mais influenciaram as decisões de compra dos consumidores foram que “os alimentos funcionais são necessários” e que “os alimentos funcionais fazem parte da alimentação saudável”. O anseio por saúde, bem como por uma vida mais longa, são fatores muito eficazes para os consumidores. Além disso, alguns deles veem o alimento funcional como uma forma fácil, sem a necessidade de autocontrole ou motivação, de substituir uma dieta, hábitos e exercícios adequados. Assim, esses consumidores, ao escolherem alimentos funcionais, podem ter a convicção de que estão cuidando da sua saúde de forma rápida e fácil.

Além do efeito no apoio a saúde, atributos sensoriais, como sabor e textura, bem como a conveniência de uso continuam sendo muito importantes para os consumidores. Entre as características dos produtos alimentícios particularmente importantes para o consumidor, a embalagem merece atenção especial; os consumidores prestaram atenção à embalagem, tanto no aspecto estético, como com relação ao posicionamento da informação. Portanto, a embalagem é um fator importante na percepção do consumidor e, consequentemente, na compra de alimentos funcionais. Rótulos, fornecendo informações sobre os benefícios potenciais para a saúde de produtos funcionais, podem influenciar as decisões de compra dos consumidores. A atratividade, singularidade e também credibilidade das alegações de alimentos também são responsáveis pela intenção de experimentar o produto.

Outra característica importante para produtos funcionais é ser “confiável”. A confiabilidade, principalmente com relação ao sabor do produto, está entre os fatores mais importantes que afetavam as decisões do consumidor. Outros fatores encontrados na literatura que caracterizam o impacto nas motivações e atitudes dos consumidores em relação aos alimentos funcionais são o prazer e a consciência. A confiança social, o método de processamento e os valores culturais também podem afetar a disposição do consumidor sobre os alimentos funcionais.

A última, mas não menos importante, questão para as decisões de compra do consumidor é a segurança dos alimentos funcionais. Alguns consumidores podem suspeitar da sua “não naturalidade”. Essa questão envolve como os consumidores percebem os possíveis riscos associados ao consumo de alimentos funcionais. Os consumidores que estão convencidos da segurança dos alimentos funcionais estão mais dispostos a consumi-los.

Nesse item, diversos fatores sociodemográficos, bem como cognitivos e atitudinais, oferecem uma base potencial para a aceitação dos alimentos funcionais pelos consumidores no século 21. Esses consumidores precisam enfrentar riscos crescentes relacionados à poluição ambiental, estresse, desafios sociais e problemas de saúde. Os produtos funcionais têm potencial para ajudar a melhorar a saúde física e mental, levando a uma maior qualidade de vida.

Foi demonstrado que os benefícios para a saúde, bem como a motivação para o uso, são os determinantes positivos mais fortes da aceitação do alimentos funcionais. Mulheres e idosos estão mais interessados e dispostos a comprometer o sabor pela saúde. Independentemente dos fatores sociodemográficos, o conhecimento nutricional inadequado pode limitar a aceitação dos alimentos funcionais. Os problemas de saúde dos familiares aumentam o interesse dos consumidores por produtos funcionais. As pessoas que consideram os alimentos funcionais como produtos necessários são consideradas inovadoras.

Entre os fatores que influenciam as escolhas alimentares, destacam-se o estilo de vida, idade, sexo, personalidade, renda, nível educacional, etnia, tradições, crenças, fatores fisiológicos e preferências sensoriais, bem como marketing e informações disponíveis.

Um dos fatores mais importantes é o conhecimento nutricional dos consumidores. Alguns estudos relatam que apenas consumidores com maior nível de conhecimento estavam interessados no enriquecimento do produto com ingredientes como fibras ou antioxidantes. Assim, estratégias adequadas relacionadas à educação podem ser necessárias para aumentar o consumo de alimentos funcionais.

Estudos também comprovaram que a educação está relacionada ao interesse do consumidor em alimentos funcionais. De acordo esses estudos, os consumidores de alimentos funcionais são aqueles com idades entre 18 e 40 anos, com ensino superior, para os quais uma nutrição adequada e características do produto são importantes.

Outro fator importante que diferencia as atitudes dos consumidores é o gênero. Vários estudos mostram as diferenças relacionadas com as escolhas alimentares como dependentes do sexo. A explicação pode ser uma maior participação das mulheres no controle do peso corporal e seu maior interesse pela alimentação saudável.

Devido à natureza complexa das motivações e expectativas do consumidor, uma estratégia adequada para o design de alimentos funcionais, o desenvolvimento tecnológico e o marketing são cruciais. Uma vez que a definição de alimentos funcionais é compreendida de forma diferente em todo o mundo, uma comunicação apropriada baseada em evidências é fortemente recomendada.

Márcia Fani

Editora








Artigos relacionados



Envie um artigo



Telefone:

11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

001