Não há dúvidas que as pessoas amam os tons coloridos de pirulitos, picolés, balas ou mesmo um cocktail gelado. Os vermelhos brilhantes, laranjas, azuis, rosas, verdes, amarelos e muitas outras cores nos empolgam, não importa a nossa idade. Os corantes alimentícios são basicamente substâncias que liberam cor quando combinados com alimentos ou bebidas. É possível encontrá-lo sobs as formas líquida, pó, pasta e gel.
Os corantes são adicionados aos alimentos para dar uma tonalidade distinta e fazê-los parecerem mais atraentes, devido à perda de cor durante o processo, possíveis variações de cor de matéria-prima, dentre outros. Além de adicionar estética visual para os alimentos e bebidas que consumimos, os corantes alimentícios também ajudam a distinguir um produto de outro, diferenciando sabores de uma mesma base ou mesmo dando identidade a uma marca.
O uso de corantes na indústria de alimentos e bebidas ganhou popularidade ao longo dos anos e deu origem ao uso de ambos corantes: sintéticos e naturais, sendo que os naturais vem ganhando mais popularidade nos últimos tempos.
Movimento Clean label e outras práticas saudáveis
O mundo está rapidamente buscando melhorarias em todos os sentidos possíveis. Para as pessoas ao redor do mundo, consumir alimentos mais saudáveis tem sido sempre um motivo de preocupação. Conhecido como o "Movimento Clean-Label", os fabricantes e produtores necessitam mudar a maneira de desenvolver os seus produtos, de modo a encaixar-se às exigências dos clientes. O movimento envolve muito mais do que uma mudança de ingredientes, envolve todos os processos do ciclo de produção.
No geral, a mudança para um processo Clean label é traduzido de forma diferente por cada fabricante. Enquanto alguns entendam conveniente, simplesmente erradicar a longa e complicada lista de ingredientes em seus produtos que a maioria dos consumidores não entendem, outros produtores optam por criar um sentimento de segurança na mente de seus clientes, revelando todos os ingredientes, processo de implementação e a preparação por qual é passada cada produto.
Temos visto nos últimos anos um crescimento notável na demanda por corantes alimentícios naturais em diversas indústrias, tais como alimentos e bebidas, nutrição animal, produtos de confeitaria, entre outros. Embora os corantes artificiais tenham sido convenientes para uso em alimentos devido ao baixo custo e fácil disponibilidade, cada vez mais os consumidores estão exigindo corantes naturais, em razão dos muitos benefícios de saúde propostos pelo seu uso. Estas são as pessoas que estão limitando o número de ingredientes processados que consomem diariamente e estão à procura de um substituto natural para eles. Os clientes estão tomando nota dos ingredientes colocados em qualquer produto e estão buscando alternativas com um número mínimo de ingredientes e aditivos artificiais.
A legislação na Europa, EUA e Ásia já restringiu a utilização de corantes sintéticos em produtos alimentícios, forçando os fabricantes a buscarem por alternativas naturais como os carotenóides.
Mercado de Carotenóides e suas Tendências Recentes
Em termos de aplicação, os carotenóides são usados principalmente na indústria de nutrição humana. A segunda maior aplicação de carotenóides vem sob a forma de produtos farmacêuticos e cosméticos. Devido ao aumento da procura de produtos para cabelo e cuidados da pele, os carotenóides estão crescendo rapidamente neste segmento. A América do Norte e Europa lideram a corrida das regiões que mais utilizam carotenóides para produtos de cuidados da pele, onde a Ásia está se aproximando rapidamente, juntamente com a América Latina. A demanda por carotenóides é devido aos benefícios para a saúde que os eles trazem para esses produtos como um substituto natural para a corante sintético.
Por serem uma fonte natural para coloração de alimentos, os carotenóides podem ser extraídos a partir de frutas e legumes, tais como; abóbora, espinafre, cenoura, cereja, tomate, e laranjas. Embora existam alguns carotenóides sintéticos tais como o licopeno e beta-caroteno, a utilização de carotenóides extraídos naturalmente está crescendo imensamente.
Os carotenóides são ainda classificados em astaxantina, urucum, apo-éster, apo-caroteno, capsantina, cantaxantina, licopeno, extratos de páprica e beta-caroteno. Estima-se que o beta-caroteno será o corante natural de mais rápido crescimento durante os anos de 2016-2021.
Benefícios do Uso Corantes Alimentícios naturais
Variedade de opções de cores
As pessoas pensam o corante sintético possui muito mais tonalidades e variações, mas surpreendentemente, podemos encontrar quase todos os tons existentes nas opções artificiais nos naturais. Por causa da infinidade de cores disponíveis na natureza, os corantes extraídos de frutas e legumes vêm em mais do que apenas as opções básicas. A pesquisa extensa que tem sido realizada para desenvolver corantes naturais tem aumentado rapidamente devido ao interesse das pessoas em encontrar alternativas saudáveis para corantes sintéticos. A riqueza em cores naturais pode ser desenvolvida para criar novas cores através de um processo rigoroso de mix-and-match. Abaixo podemos observar algumas das melhores e mais naturais fontes de corantes para alimentos:
Os clientes leais
Empresas que contribuem pró-ativamente na oferta de produtos que utilizam ingredientes naturais fidelizam seus clientes e são tidas como referência no mercado, num momento em que se busca cada vez menos a utilização de produtos artificiais, pois denotam a produtos que podem trazer malefício à saúde.