Guia 2021

Quem é PLANT está aqui!
plantbasedbr.com

Vem conferir!

MENU
MÍDIA KIT 2022
Download
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

As papilas gustativas podem se adaptar a dietas com pouco sal?

De acordo com um novo estudo, a resposta é sim. As papilas gustativas humanas se adaptam a alimentos com baixo teor de sal, o que pode resolver um dos maiores problemas que os profissionais de saúde têm ao incentivar uma mudança na dieta.

“Uma das principais barreiras para manter uma dieta com baixo teor de sal é que as pessoas não gostam do sabor, mas poucos estudos abordaram essa questão. Nosso estudo piloto em pacientes com pressão alta mostra que é possível mudar a percepção do paladar e aprender a gostar de alimentos com menos sal”, disse o professor Misook Chung, da Universidade de Kentucky, autor do estudo.

Os autores do estudo afirmam que a hipertensão afeta mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo e é uma das principais causas globais de morte prematura. Um estilo de vida saudável, incluindo restrição de sal, é recomendado para retardar a necessidade de medicamentos para baixar a pressão arterial ou complementar seus efeitos. No entanto, os benefícios da redução da ingestão de sódio sobre a pressão arterial tendem a diminuir com o tempo, em parte devido à baixa adesão.

Os pesquisadores desenvolveram o Programa de Vigilantes de Sódio - Hipertensão (SWaP-HTN) para adaptação gradual do paladar a alimentos com baixo teor de sal. Esse estudo examinou seus efeitos de curto prazo na ingestão de sódio, pressão arterial, preferência por alimentos salgados e prazer de uma dieta restrita em sódio.

“No grupo de intervenção, a ingestão de sódio caiu 1.158mg por dia, o que representou uma redução de 30% em relação à linha de base, enquanto o grupo controle aumentou a ingestão diária em 500mg. O prazer de uma dieta com baixo teor de sal aumentou no grupo de intervenção, de 4,8 para 6,5 em uma escala de 10 pontos, embora os pacientes ainda preferissem alimentos salgados. É provável que a intervenção não tenha se traduzido em uma queda estatisticamente significativa da pressão arterial devido ao pequeno tamanho da amostra”, observou o professor Chung.

De acordo com o professor Chung, o estudo indica que é possível treinar novamente as papilas gustativas para desfrutar de alimentos com baixo teor de sódio e reduzir gradualmente a quantidade de sal ingerida. “O programa de adaptação gradual do paladar tem o potencial de controlar a pressão arterial, mas precisa ser testado em um estudo maior com acompanhamento mais longo”, concluiu Chung.

Fonte: New Food Magazine








Notícias relacionados



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

001