Ingrediente básico em tortas indulgentes e refrigerantes com xarope, a cereja ácida (Prunus cerasus), está expandindo seu escopo de aplicação no mercado de alimentos e bebidas. De acordo com pesquisas globais, nos últimos seis anos, o número de novos produtos lançados no mercado que contém cereja ácida como ingrediente aumentou 94%.
A superfruta está sendo cada vez mais usada como ingrediente-chave devido ao seu sabor azedo, que se alinha com a crescente preferência do consumidor por opções menos doces e produtos funcionais.
Ao incorporá-las em produtos alimentícios e bebidas, os desenvolvedores de produtos podem se alinhar com as tendências atuais pelas quais os consumidores são cada vez mais atraídos, seja a demanda por rótulos limpos, o aumento de produtos à base de vegetais ou a busca por alimentos e bebidas funcionais menos doces.
Com acidez picante e um perfil de sabor único, as cerejas são aplicáveis em criações culinárias doces e salgadas e também estão ganharam popularidade como ingrediente-chave para sobremesas e snacks amigáveis ao ceto, devido ao seu menor teor de açúcar natural.
Além disso, sono e relaxamento é uma categoria de alimentos e bebidas funcionais em rápido crescimento e as cerejas são uma das poucas frutas que aumentam naturalmente a melatonina, substância que auxilia na indução do sono.