Guia 2021

Quem é PLANT está aqui!
plantbasedbr.com

Vem conferir!

MENU
MÍDIA KIT 2022
Download
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

Consumidores atentos ao desperdício exigem posicionamento da indústria

Os consumidores estão cada vez mais conscientes em relação ao desperdício de alimentos, especialmente nos últimos dois anos, e ansiosos para mudar o cenário, mas esperam que indústrias e supermercados os ajudem. Essa consciência foi catalisada pela pandemia, impulsionada por inflação de alimentos, escassez de produtos essenciais durante o período, aumento dos preços de alimentos e energia.

O estudo Reflect. Rethink. Reconsider. Why food waste is everybody’s problem, da Capgemini Research Institute Analysis (2022), aponta que 72% dos consumidores admitem estar atentos à questão do desperdício, contra apenas 33% há dois anos (antes da pandemia).

No cenário atual, o desperdício é um problema mundial que afeta não apenas o meio ambiente, mas toda a humanidade. A ele, estão associadas graves consequências, como o aumento da fome, a poluição e os impactos socioeconômicos.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), por meio do relatório Índice de Desperdício de Alimentos 2021, demonstra que houve um grande aumento no desperdício alimentar em todo o mundo. Somente em 2019, 931 milhões de toneladas de alimentos vendidos a famílias, varejistas, restaurantes e outros serviços alimentares foram desperdiçadas. O mesmo índice aponta que 17% dos alimentos disponíveis aos consumidores em mercados, lares e restaurantes, vão diretamente para o lixo, e 60% desse lixo está em casa. Os dados também revelam que o desperdício alimentar possui números significativos em quase todos os países, sendo realmente um problema global e que necessita de atenção e mobilização.

As indústrias têm um papel fundamental na diminuição do desperdício, seja na etapa de produção ou na conscientização do consumidor final.

O papel da indústria de alimentos é o de investir na conscientização, seja por ações de comunicação ou educação nutricional dos consumidores, ressaltando a importância da reutilização de alimentos ou da compra apenas de produtos essenciais à alimentação familiar.

Também é preciso colaborar com a cadeia produtiva, oferecendo soluções, tecnologia e transparência no controle de resíduos e monitorar os níveis de desperdício de alimentos, gerando relatórios e permitindo que colaboradores tenham poder o bastante para controlarem o desperdício em seus setores.

O estudo da Capgemini (2022) também revela que os consumidores expressam descontentamento com as ações das empresas sobre o desperdício de alimentos. Assim, 50% das organizações dizem que fornecem ideias de receitas (no pacote ou on-line) para utilizar o excesso de comida, mas somente 17% dos consumidores se dizem satisfeitos com a ação. Outra medida que 60% das empresas afirmam tomar é ajudar os consumidores a entender termos como "melhor antes", “consumir até", e “data de validade”, para reduzir o desperdício de alimentos. Trinta e nove por cento dos consumidores acham essa medida satisfatória. Por fim, 62% das empresas afirmam utilizar a inovação de produtos para aumentar a vida útil dos alimentos e 54% dos consumidores estão satisfeitos com essa ação.

Os consumidores entendem a necessidade de evitar o desperdício e querem fazer isso, enquanto desejam ver ações por parte das empresas que demonstrem estar em sintonia com essa demanda urgente. Ou seja, a responsabilidade é compartilhada por produtores, indústrias, distribuidores e consumidores e não de um grupo específico.

O consumidor pode ser orientado a praticar novos hábitos, como comprar a quantidade adequada para o seu consumo, aproveitar folhas, sementes e cascas em receitas diversas e colocar no prato somente o que consumirá. A indústria deve incentivar práticas por meio de campanhas publicitárias ou mesmo em suas embalagens, estimulando a atenção dos consumidores quanto às datas de validade e à segurança de consumo de "alimentos feios", como frutas e legumes, que, apesar de visualmente não tão atrativos, ainda são frescos, nutritivos e saborosos.

Fonte: Food Connection








Notícias relacionados



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

001