A pressão dos consumidores, aliada a componentes que afetam diretamente os negócios, são os principais impulsionadores de práticas sustentáveis na indústria de nutrição.
Ao escolher alimentos produzidos de forma sustentável, os consumidores estão incentivando as empresas a adotarem práticas mais responsáveis e a reduzirem seu impacto no meio ambiente. Além disso, também estão exigindo maior transparência por parte das empresas de nutrição; querem saber de onde vêm os ingredientes, como os alimentos são produzidos e se as empresas estão adotando práticas sustentáveis em suas cadeias de suprimentos. Essa demanda por transparência está incentivando as empresas a adotarem práticas mais responsáveis e a investirem em sustentabilidade.
Segundo especialistas, as novas tecnologias oferecem oportunidades crescentes para as empresas diversificar fluxos e empreender nesse campo. A agricultura sustentável, por exemplo, está revolucionando a forma como os alimentos são produzidos, processados e distribuídos, permitindo uma abordagem mais eficiente, resiliente e amigável ao meio ambiente, contribuindo para a sustentabilidade do setor.
Sistemas de rastreamento e blockchain estão sendo utilizados para rastrear a origem dos alimentos, desde a produção até a entrega ao consumidor, fornecendo informações transparentes sobre os produtos.
À medida que mais consumidores se tornam conscientes da importância da sustentabilidade, a indústria de nutrição é incentivada a se adaptar e fornecer opções mais sustentáveis e saudáveis para atender a essa demanda crescente.