Um novo estudo revelou que a ingestão da fibra dietética prebiótica oligofrutose, seja isoladamente ou em conjunto com o oligossacarídeo do leite humano 2'fucosilactose, resulta em aumento significativo de Bifidobactérias no intestino, o que pode levar a melhorias substanciais no humor de adultos saudáveis que apresentam sintomas leves a moderados de ansiedade e depressão.
O estudo teve como objetivo analisar o impacto da oligofrutose da fibra da raiz de chicória e do oligossacarídeo do leite humano 2'fucosilactose na colonização intestinal e sua capacidade de reduzir a ansiedade e depressão.
Os resultados indicaram que, após quatro semanas de intervenção, os participantes que receberam oligofrutose, sozinha ou com 2'fucosilactose, experimentaram aumentos significativos nas bactérias benéficas do intestino, incluindo Bifidobacterium, Bacteroides, Roseburia e Faecalibacterium prausnitzii, em comparação com o grupo controle. Além disso, esses mesmos participantes também apresentaram melhorias significativas em seu estado de humor em comparação com o grupo controle.
As fibras de raiz de chicória, das quais a oligofrutose é derivada, são reconhecidas por suas propriedades técnicas e podem ser usadas em uma variedade de produtos alimentícios. A inulina e a oligofrutose são prebióticos que promovem uma microbiota intestinal saudável, estimulando seletivamente o crescimento de microrganismos benéficos como as Bifidobactérias, resultando em um intestino mais saudável e regular.