O Grupo Heineken começou um projeto-piloto com caminhões elétricos para a sua rede de distribuição. Inicialmente, são cinco caminhões, sendo três em São Paulo e dois em Salvador. A presença de caminhões elétricos na frota de distribuição é parte do compromisso do Grupo de alcançar a neutralidade de carbono até 2040 e reduzir o impacto ambiental da empresa.
Os novos caminhões possuem produtividade equivalente a um caminhão à combustão, que utiliza a queima de combustíveis, e realizarão a mesma atividade de distribuição urbana de bebidas nas regiões centrais, atendendo aos clientes do Grupo Heineken.
Com zero emissão de CO2 e particulados, a nova frota proporcionará também mais conforto e segurança aos colaboradores, pois possuem menor ruído sonoro, ar-condicionado, câmbio automático, tecnologia de câmera de ré e display touch screen para conectividade das ferramentas logísticas. Além disso, os caminhões elétricos contam com autonomia de até 150 km e são equipados com regeneração de energia pelas frenagens (KERS), aumentando a produtividade do sistema logístico da empresa.
O Grupo Heineken anunciou recentemente o compromisso para neutralizar as emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2040. A empresa, que já vem investindo em soluções sustentáveis e, recentemente, anunciou a neutralização do carbono até 2023 em sua produção por meio do uso de energias renováveis e eficiência energética, quer ampliar o impacto positivo para todo o ciclo do negócio, chegando até a operação logística e os pontos de venda.
“Reconhecemos nossa responsabilidade e nosso papel atuante na solução deste desafio, que é neutralizar as emissões de carbono em toda a nossa cadeia de valor. Por isso, estamos com metas e iniciativas ambiciosas para promover impactos socioambientais positivos no Brasil”, disse Ornella Vilardo, gerente de Sustentabilidade do Grupo Heineken.
Ainda neste ano, a empresa iniciará um projeto liderado pela marca Heineken que facilitará o uso de energia verde por bares e restaurantes nos quais o portfólio da empresa está presente. “Proporcionar essa oportunidade para os nossos clientes é uma maneira de garantir que nossas ambições cheguem também na ponta da cadeia e se conectem com nossos consumidores finais”, disse a executiva.
Fonte: Newtrade