Os suplementos têm como objetivo cobrir um amplo espectro de áreas de saúde para consumidores que procuram suporte à medida que envelhecem. Para marcas que atuam no desenvolvimento de produtos nutricionais para o envelhecimento saudável, há muitas oportunidades que abrangem desde os consumidores que chegam aos 50 ou 60 anos, até o fornecimento de suporte em uma idade mais precoce, ajudando a prevenir e reduzir os riscos de certos problemas de saúde que podem surgir mais adiante.
Além da glucosamina e condroitina para a saúde das articulações e suporte para osteoartrite, que são ingredientes comuns nas fórmulas de suplementos tradicionais, outros ingredientes-chaves podem auxiliar na promoção de um envelhecimento saudável.
O cálcio é um deles. As deficiências de cálcio aumentam à medida que se envelhece, o que pode levar a ossos quebradiços, osteoporose e outros problemas associados. Incluir cálcio em uma formulação de suplemento pode ser extremamente benéfico. A adição de nutrientes, como as vitaminas K e D, também pode ajudar na absorção de cálcio.
A coenzima Q10 é outro ingrediente valioso na caixa de ferramentas de suplementos para o envelhecimento saudável. Produzido naturalmente pelo organismo, a CoQ10 diminui com a idade. O nutriente ajuda em vários problemas de saúde associados ao envelhecimento, incluindo problemas cardíacos, diabetes, Parkinson e produção de energia, entre outros.
Já o magnésio desempenha papel importante no organismo, ajudando a absorver cálcio e promover funções musculares, nervosas e cardíacas; sua deficiência pode aumentar o risco de diabetes, inflamação e doenças cardíacas. Portanto, adicioná-lo em uma formulação de suplemento de envelhecimento saudável pode ser muito eficaz.
Para resolver problemas cognitivos associados ao envelhecimento, como perda de memória e depressão, a inclusão de vitaminas B6 e B12 na suplementação ajuda a combater o declínio cognitivo, além de fornecer suporte à saúde óssea.
O colágeno é um clássico ingrediente antienvelhecimento. É um componente importante de ossos, pele, músculos, tendões e cartilagens, ajudando a tornar os tecidos fortes e resistentes. Como os diferentes tipos de colágeno beneficiam diferentes funções em diferentes partes do organismo, o uso de um multicolágeno no desenvolvimento de produtos para envelhecimento saudável pode ser um complemento apropriado.
O ácido hialurônico tem oferece benefícios para a suplementação de envelhecimento saudável, destacando-se entre os principais, a melhora da mobilidade articular, hidratação e flexibilidade da pele, bem como cicatrização de feridas e redução de cicatrizes.
Por fim, os benefícios da vitamina D não incluem apenas a saúde dos ossos e o auxílio na absorção de cálcio, mas também o suporte a outras funções celulares do corpo, incluindo anti-inflamatório, antioxidante e saúde imunológica, função muscular e atividade das células cerebrais.