Investidores institucionais de todo o mundo estão se juntando à Ceres na Valuing Water Finance Initiative, com o objetivo de envolver 72 usuários corporativos de água e poluidores para agir sobre a água como um risco financeiro e impulsionar as mudanças necessárias em larga escala para proteger melhor os sistemas hídricos.
À medida que a seca assola muitos países e afeta as colheitas e as cadeias de suprimentos globais de ingredientes alimentícios e matérias-primas específicos, estão sendo feitos pedidos para intensificar os movimentos para fazer as empresas responderem à crise mundial da água.
O novo consórcio cobre US$ 9,8 trilhões em ativos. Até agora, uma longa lista de players se inscreveu, incluindo Nestlé, Unilever, Mondelez International, Kraft Heinz, Archer Daniels Midland, Danone e Hershey.
De acordo com a Ceres, a iniciativa oferece as diretrizes mais abrangentes e ambiciosas disponíveis para os investidores, ao mesmo tempo em que considera o conjunto completo de questões relacionadas à água, desde a disponibilidade e qualidade da água até a supervisão do conselho e o envolvimento de políticas públicas.
A iniciativa, que enfatiza o papel essencial da água doce na indústria e nos ecossistemas de alimentos e bebidas, prioriza um conjunto de seis expectativas corporativas acionáveis e baseadas na ciência para avaliar a água, que são informadas por evidências científicas que se alinham com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável para a Água (ODS6) de 2030 das Nações Unidas e apoia os objetivos do Ceres Roadmap 2030.
As expectativas estabelecem passos de ação claros para as empresas e preparam o cenário para o engajamento dos investidores com foco no progresso coletivo. Isso inclui a quantidade de água e como as empresas não impactam negativamente a disponibilidade de água em áreas com escassez em toda a sua cadeia de valor.
“A crise hídrica está ocorrendo nos Estados Unidos e no mundo de várias maneiras, desde secas severas e poluição até acesso inadequado à água potável, todos os quais impactam desproporcionalmente nossas comunidades mais vulneráveis. O setor privado deve reconhecer a importância da água para suas instituições e investimentos para que não exponham a si mesmos e à sociedade ao aumento do risco material da água. Estamos gratos por ver tantos investidores assinando a Ceres Valuing Water Finance Initiative em seu lançamento, mas precisamos de mais investidores para intensificar e se juntar a nós no apoio às expectativas corporativas de valorização da água e envolvimento com as empresas que possuem na gestão da água”, disse Mindy Lubber, CEO e presidente da Ceres.
Fonte: Food Ingredients First