De acordo com pesquisas recentes, os consumidores estão cada vez mais focados no papel que os alimentos desempenham na sua saúde mental e física, classificando a saúde como um fator de compra mais importante do que a conveniência.
As pesquisas também relatam que os consumidores acreditam que o alimento certo pode ser o melhor medicamento e fornecer energia, controle de peso e benefícios de prevenção de doenças. O interesse do consumidor na relação alimentar e de bem-estar também se ampliou para a busca de produtos que possam melhorar sua saúde mental.
Para atender esses consumidores, vários produtos surgiram no mercado de alimentos funcionais voltados para a redução do estresse e melhora do humor, utilizando ingredientes como adaptógenos e nootrópicos, que regulam o estresse e melhoram a função cognitiva, criando alimentos que podem complementar os cuidados de saúde mental a longo prazo.
As marcas de alimentos podem desempenhar um papel em ajudar os consumidores com seus objetivos de bem-estar, inovando e encontrando novas maneiras de oferecerem melhores escolhas alimentares que preencham lacunas nas necessidades de saúde mental e física.