Reciclável, reutilizável e biodegradável passou a fazer parte da lista de desejos de muitos consumidores, que buscam esses atributos de sustentabilidade nos alimentos que consomem e, consequentemente, na hora de comprá-los.
As marcas que possuem a sustentabilidade como parte da sua proposta de valor, provavelmente terão mais sucesso do que aquelas que consideram a sustentabilidade como gerenciamento ou prevenção de riscos.
De acordo com pesquisas de mercado, a popularidade dos produtos comercializados de forma sustentável entre os consumidores mais jovens aponta para uma demanda duradoura. Setenta e sete por cento, acreditam que a sustentabilidade é importante ao selecionar os seus produtos. Um detalhe importante, é que essa porcentagem vem aumentando a cada ano desde 2021.
Os consumidores também querem ver nas embalagens, listas de ingredientes, origem do produto e reciclabilidade da embalagem. Cinquenta por cento deles querem uma lista de ingredientes para cada item; a mesma porcentagem quer saber onde o item foi feito/cultivado; e outros 50% querem informações sobre a reciclabilidade das embalagens.
As pesquisas também revelam que os produtos sustentáveis impulsionam um terço de todo o crescimento do setor de bens de consumo embalados, representando 17% do total de vendas desses produtos. As gerações Z e Millenials são maiores consumidoras de produtos mais sustentáveis.