Guia 2021

Quem é PLANT está aqui!
plantbasedbr.com

Vem conferir!

MENU
MÍDIA KIT 2022
Download
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

O que os grupos de consumidores vão querer dos alimentos e bebidas em 2024?

Para entender melhor como os consumidores se comportarão no futuro, a WGSN desenvolveu novas 'personas' que a indústria deve esperar atender em 2024.

Personagens, ou ‘personas’, podem ser usados para entender melhor os grupos de consumidores. De uma perspectiva de negócios, eles podem ajudar a indústria a prever necessidades futuras, repensar produtos existentes e desenvolver novas ideias.

Após o que a WGSN descreveu como um “período prolongado de incerteza”, o analista de tendências do consumidor desenvolveu uma seleção de personas que prevê que serão relevantes para os players de alimentos e bebidas até 2024. Claire Lancaster, estrategista da WGSN Food & Drink, descreve dois deles: os ‘Nutricionistas conscientes’ e os ‘Experiencialistas’.

Mais do que tudo, o personagem dos ‘Nutricionistas conscientes’ cuidam de si mesmo, da sua comunidade e do planeta. Valorizam soluções holísticas de bem-estar e defendem a inclusão. De acordo com a WGSN, os produtos que os ajudam a cuidar da comunidade e do mundo ao seu redor atrairão particularmente o ‘Nutricionista Consciente’. E, à medida que o interesse e a familiaridade com os adaptógenos crescem, ingredientes funcionais com “raízes na medicina tradicional” chegarão a alimentos e snacks diários mais acessíveis.

Espera-se que o aumento de bebidas sem álcool também atraia esse grupo de consumidores, pois eles buscam 'avaliações saudáveis' em 'rituais de relaxamento', além de defender aqueles que estão sub-representados pela cultura de beber, seja por motivos culturais, religiosos ou de saúde. “A pandemia e a crise climática trouxeram a importância do cuidado em foco, e os Nutricionistas Conscientes estão surgindo e trazendo consigo novas prioridades: bem-estar acima do trabalho, comunidade acima da competição e o planeta acima do lucro. Eles surgirão em 2024 em busca de alimentos e bebidas curativos e restauradores que apoiem seus objetivos holísticos de bem-estar. Uma personalidade benevolente que valoriza a segurança, a tradição e a inclusão, procurarão marcas que os ajudem a estender a hospitalidade e nutrir as comunidades ao seu redor, além de cuidar do meio ambiente”, explicou Lancaster.

Já o 'Experiencialista' é um grupo de consumidores que vive para “transformar o caos em fabuloso”, flutuando entre a realidade digital e física e transformando cada nova experiência de comida e bebida em uma “extravagância”.

De acordo com a WGSN, o Experiencialista não apenas dá as boas-vindas à inovação de “próximo nível”, mas procura construir estilos de vida em torno de novos conceitos e formas de pensar, apoiando ativamente empreendimentos futuros a cada passo. “Embora seu apetite por descoberta autônoma seja um fator-chave, procurarão estabelecer uma conexão genuína com as marcas das quais compram, além de entender por que o produto de que gostam tem sabor, sensação e cheiro da maneira que o fazem”, explicou.

Esse grupo de categorias abrangerá realidades alimentares 'phygital', experiências multissensoriais, cozinhas e ingredientes globais menos conhecidos e soluções culinárias frescas. A WGSN espera que as áreas de maior oportunidade para o desenvolvimento de novas produções incluam aquelas que oferecem atividades digitais que levam a realidades gratificantes IRL, ou encontros multissensoriais que ampliam a mente e removem códigos estabelecidos. “Enriquecidos pelas fronteiras alimentares da próxima geração e criatividade culinária desenfreada, o ‘Experiencialista’ surgirá em 2024 para abraçar inovações futuras e buscar agentes de mudança que estão abrindo novos caminhos gastronômicos. Um desejo pós-pandemia por conectividade influenciará os ‘Experiencialistas’ em sua busca por estímulos satisfatórios, com narrativas criativas de produtos e realidades phygital envolventes, atendendo a necessidade de experiências alimentares imersivas”, disse Lancaster.

As outras personas incluem os 'Curadores Conscientes', os 'Guardiões Coletivos' e os 'Foodiversalistas'.

Os ‘Curadores Conscientes’ são intencionais, orientados por missões e conectados à tecnologia e, de acordo com a WGSN, mantêm o controle doméstico com soluções simplificadas que atendem a diversos estilos de vida alimentares centrados em plantas. A persona do ‘Guardião Coletivo’ é movida pelo desejo de colocar o poder nas mãos dos sub-representados. Essa persona defende culinárias e sabores que tiveram exposição limitada, apoiando essas comunidades e culturas.

E os ‘Foodiversalistas’ são fundamentados por uma conexão com a Terra. “Esta persona está ansiosa para trazer mudanças, acreditando que a natureza e as soluções apoiadas pela natureza são fundamentais para a saúde dos seres humanos e do planeta”, destacou Lancaster.

Fonte: Food Navigator








Notícias relacionados



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

001