Guia 2021

Quem é PLANT está aqui!
plantbasedbr.com

Vem conferir!

MENU
MÍDIA KIT 2022
Download
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

Tetra Pak avança em metas rumo a operação carbono zero

A Tetra Pak, uma das empresas líderes na oferta de soluções de envase e processamento para a indústria de alimentos e bebidas, anunciou os avanços realizados no decorrer de 2021 rumo a uma operação carbono zero. No último ano, a empresa reduziu em 27% a emissão de gases de efeito estufa (GEE) em suas operações em todo o mundo, ao mesmo tempo em que diminuiu em 36% a sua pegada ambiental globalmente (os números têm como linha de base o ano de 2019).

A meta da empresa é zerar as emissões líquidas de GEE em suas operações próprias até 2030 e, até 2050, atingir o mesmo objetivo considerando toda a cadeia de valor na qual está inserida. Os avanços registrados são reflexo de uma série de iniciativas em frentes variadas, como a incorporação de novos materiais às embalagens, aumento do uso de energias renováveis nas fábricas e fomento à reciclagem das caixinhas.

Em 2021, mais de 50 bilhões de embalagens distribuídas globalmente foram coletadas e direcionadas para reciclagem. Em complemento, 80% da energia consumida pela Tetra Pak em suas 54 unidades de produção em todo o mundo é proveniente de fontes renováveis, sendo que hoje o uso de energia fotovoltaica chega a 5,55MW.

Com o objetivo de chegar ao modelo de embalagem para alimentos e bebidas mais sustentável do mundo, feita inteiramente de matérias-primas renováveis e/ou recicladas, a empresa tem investido cerca de € 100 milhões anualmente.

Como fruto disso, em 2021 foi anunciado o início de testes para a incorporação de polímeros reciclados às caixinhas, tendo hoje um primeiro cliente a utilizar a solução comercialmente: a Savencia Fromage & Dairy, na França, fabricante de produtos lácteos. Também como fruto desse esforço, a Tetra Pak anunciou a primeira opção de embalagem com tampas não removíveis.

“Temos investido em projetos em frentes diversas a fim de zerar os nossos níveis de emissões e, ao mesmo tempo, oferecer aos nossos clientes soluções que os auxiliem no cumprimento das suas metas próprias de sustentabilidade”, disse Valeria Michel, diretora de Sustentabilidade da Tetra Pak Brasil e Cone Sul.

Hoje, 78% dos clientes da empresa trabalham com metas atreladas à sustentabilidade, sendo as três principais relacionadas a consumo de água, eficiência no consumo de energia elétrica e melhoria nas medições e controle de recursos.

“É por isso que internamente não tratamos a sustentabilidade como parte da nossa estratégia. Sustentabilidade é a estratégia”, complementou a executiva.

Hoje, o Brasil é um dos cinco principais mercados para a Tetra Pak globalmente, sendo uma região prioritária dentro da estratégia da empresa. Entre os projetos que a empresa empreende localmente com foco em sustentabilidade e redução de metas de emissão de GEE estão Reciclagem, Projeto de biodiversidade: Conservador das Araucárias, Fábrica resíduo zero e Consumo de energia 100% renovável.

Fonte: JeffreyGroup Brasil








Notícias relacionados



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

001