Guia 2021

Quem é PLANT está aqui!
plantbasedbr.com

Vem conferir!

MENU
MÍDIA KIT 2022
Download
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

TOMRA Food ajuda os processadores de vegetais a obter segurança alimentar e qualidade do produto

Garantir a segurança alimentar; proteger a reputação da marca; minimizar o desperdício de alimentos; maximizar rendimentos; e proteger a lucratividade, são alguns dos desafios para os produtores, processadores e embaladores de vegetais frescos, minimamente processados, enlatados, congelados e secos, os quais podem ser solucionados com a ajuda da TOMRA Food, graças aos constantes desenvolvimentos técnicos e inovações que permitem a criação de soluções de classificação altamente eficazes para cada tipo de produto vegetal: IQF, embalagem fresca e processada, enlatada, desidratada e liofilizada.

Além de garantir a segurança alimentar e a qualidade do produto, os classificadores da TOMRA Food também oferecem uma infinidade de outros benefícios: classificam de acordo com as especificações, aumentam a eficiência de remoção, minimizam rejeições falsas, reduzem ou eliminam a necessidade de intervenção manual, ajudam a resolver problemas de mão de obra (escassez, custo, eficácia, conhecimento e treinamento), reduzem o tempo de inatividade da linha e, por meio da nuvem TOMRA Insight - plataforma de dados - fornece dados valiosos sobre o produto classificado. Por meio de todos esses recursos, os classificadores melhoram a sustentabilidade, cortando o desperdício de alimentos e, ao mesmo tempo, aumentando a produtividade e os lucros.

A TOMRA oferece quatro classificadores óticos diferentes para a pré-seleção de vegetais: Sentinel II, Halo, TOMRA 3A e TOMRA 5A. O Sentinel II combina as matrizes de LED/sensores pulsados da TOMRA com uma interface de usuário simples para remover uma ampla gama de materiais estranhos, roedores, defeitos, descoloração, danos e produtos de tamanho menor. Disponível em três tamanhos diferentes, proporciona uma ampla faixa de capacidade, sendo ideal para processadores sazonais e que funcionam durante todo o ano.

Também popular para a pré-seleção de muitos tipos de vegetais inteiros é o Halo, uma máquina de alto desempenho que classifica de acordo com o tamanho, forma e qualidade. O Halo usa bancos de sensores superior e inferior para visualizar cada objeto individual em voo, usando uma combinação de LED, câmera CCD e infravermelho próximo, realizando espectroscopia direcionada com precisão de 1mm. O Halo é adequado para cenouras, beterrabas e cebolas, bem como cenouras frescas, pastinacas e pepinos. Dependendo da aplicação, o Halo aumenta o rendimento em até 4% e 25% e reduz os requisitos de mão de obra em até 80%.

Outra máquina frequentemente usada para pré-classificação, e ainda mais eficiente do que o Sentinel II e o Halo na remoção de materiais estranhos, é o TOMRA 5A. Esta máquina de correia emprega bancos de sensores superior e inferior para visualizar cada objeto individual em voo, usando uma combinação de LED pulsado, câmera e infravermelho próximo. Tal como acontece com o Halo, a espectroscopia direcionada é precisa de 1mm, alcançando uma taxa superior de remoção de objetos estranhos de mais de 98%.

A TOMRA Food também dispõe de equipamentos que garantem a qualidade do produto. Um deles é o Genius, um classificador de correia de baixa manutenção e fácil de usar, que oferece diferentes tecnologias para diferentes zonas de inspeção: câmeras e lasers de alta resolução podem ser combinados com iluminação fluorescente ou LED em uma área e ultravioleta ou infravermelho em outra. Esta máquina é normalmente usada para classificar vegetais recém-processados, escaldados ou secos/desidratados.

Mais sofisticado ainda é o TOMRA 5B, também uma máquina de correia, que combina a tecnologia de câmera de visão surround de 360 graus com algoritmos de forma avançados para processamento de objetos e tecnologia a laser. Capaz de classificar de acordo com a cor, forma, estrutura e elementos biológicos, como clorofila e solanina, este classificador é ideal para a identificação direcionada de defeitos individuais em fluxos de produção de alto volume. O TOMRA 5B é normalmente utilizado para ervilhas, cenouras, feijões verdes e espinafre, bem como milho e pimentão; é capaz de detectar e ejetar ervas daninhas tóxicas, como Datura e Nightshade, de ervilhas e feijões verdes, além de possuir capacidade de remover o caroço da alface americana.

No processamento de vegetais IQF, há uma verificação final de qualidade a ser feita, seja imediatamente após o túnel de congelamento, na linha de mistura ou imediatamente antes do produto ser embalado. Esta é uma oportunidade adicional para localizar e remover materiais indesejados que simplesmente não eram visíveis ou foram perdidos durante a classificação antes do produto ser congelado. Normalmente, três máquinas são atribuídas para lidar com essas verificações: Ixus Bulk, Blizzard e Nimbus BSI +.

O Ixus Bulk verifica o produto em massa para detectar materiais estranhos perigosos, como metal, vidro e pequenas rochas, que podem fluir livremente no fluxo do produto ou estar embutidos no produto. Esta máquina foi projetada em torno do detector de raios X de melhor desempenho para uma resolução de imagem incomparável, resultando na capacidade de encontrar os menores defeitos em altas taxas de transferência.

O Blizzard, um classificador de queda livre com uma pegada pequena, faz seu trabalho de detecção com LEDs pulsados e uma combinação de câmeras. Posicionado de forma ideal após túneis IQF ou em linhas de embalagem, o seu sistema de iluminação gera pouco ou nenhum calor no ambiente frio e precisa de muito pouca calibração ou manutenção. Os diferentes comprimentos de onda dos LEDs detectam material estranho indesejado, produto deformado e produto descolorido.

O Nimbus BSI + é usado em aplicações onde fará um trabalho ainda melhor do que a Blizzard na seleção de alguns tipos de materiais estranhos difíceis de detectar ou materiais vegetais estranhos. A maneira incomparável de "ver" desta máquina combina vários lasers de alta resolução com a tecnologia Biometric Signature Identification (BSI) exclusiva da TOMRA. Isso significa que além de ver a cor dos objetos que escaneia, também detecta as suas características biométricas, comparando instantaneamente essas características com recursos armazenados em seu banco de dados para determinar se os objetos devem ser aceitos ou rejeitados. A classificação precisa de produtos e defeitos do BSI + permite dados mais precisos sobre o processo de classificação, que podem ser traduzidos em informações valiosas do produto por meio do TOMRA Insight.

Graças às várias tarefas realizadas por todos esses classificadores, todos os principais desafios operacionais são resolvidos. Os classificadores TOMRA Food podem garantir a segurança alimentar e a qualidade do produto com total confiança.

A TOMRA Food oferece uma base sólida de suporte ao cliente em nível local, incluindo aconselhamento operacional, treinamento do operador da máquina, manutenção da máquina e suporte técnico de emergência.

Fonte: Alarcón & Harris








Notícias relacionados



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

001