A UltraCheese, plataforma de cremes e queijos detentora das marcas Cruzília, Lac Lélo, Itacolomy e Búfalo Dourado, implementou a reutilização da água para diversos processos industriais, tendo como bem sucedido projeto piloto a unidade da Lac Lélo localizada em São João do Oeste, SC. "Na etapa de concentração de soro, todo material que sobra na produção de queijos é direcionado para a osmose reversa, resultando em dois produtos: soro concentrado de valor agregado (que é comercializado posteriormente) e água filtrada e limpa. Essa água é direcionada para a área de Utilidades, sendo utilizada na caldeira e até na lavagem de caminhões transportadores de leite, entre outros", explicou Deivis Luis Kunst, coordenador de Meio Ambiente da plataforma.
Dessa forma, a UltraCheese economiza cerca de 50 mil litros de água por dia apenas com esses processos. A estimativa, segundo Kunst, é de que esse volume alcance os 100 mil litros diários em um futuro próximo. Além da estrutura física, a plataforma também desenvolve campanhas internas com os colaboradores para otimização de boas práticas, economizando outros 60 mil litros diários. Somadas as atividades atuais, a empresa evita um desperdício cotidiano de mais de 100 mil litros.
"Dentro da indústria, sempre que falamos em performance, tendemos a associá-la com eficiência de equipamentos. Porém, na UltraCheese, estamos trabalhando fortemente com performance global do sistema, incluindo o racionamento de recursos, a eficiência fabril e a entrega de produtos com qualidade. Sabemos que a água é um recurso finito, portanto, realizamos o controle de consumo por setor. Assim como em todas nossas unidades industriais, o consumo de água compõe as metas dos times", resumiu Maicon Spada, gerente de Projetos da UltraCheese.
Fonte: Básica Comunicações