Guia 2021

Quem é PLANT está aqui!
plantbasedbr.com

Vem conferir!

MENU
MÍDIA KIT 2022
Download
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

As proteínas do soro de leite na saúde funcional

Os consumidores estão cada vez mais procurando suporte funcional à saúde através de alimentos e bebidas.

As proteínas do soro constituem 20% da proteína total do leite. Consistem em várias proteínas diferentes, incluindo β-lactoglobulina, α-lactalbumina, imunoglobulinas, albumina de soro bovino, lactoferrina, lactoperoxidase e glicomacropeptídeo, além de conterem os 20 aminoácidos e todos os nove aminoácidos essenciais.

São uma rica fonte de peptídeos bioativos e aminoácidos essenciais de cadeia ramificada (BCAAs), como leucina, isoleucina e valina, relacionados a fatores críticos responsáveis pelo crescimento, construção e reparo muscular. São de digestão rápida e facilmente absorvidas, tornando-as uma boa fonte de proteína para pré e pós-treinos. Oferecem inúmeros benefícios à saúde e são uma das proteínas de mais alta qualidade disponíveis no mercado.

Estudando o impacto das proteínas do soro de leite na saúde nas últimas décadas, pesquisadores identificaram suas funções antioxidante, anticancerígena, prebiótica, antiobesidade, antidiabética, biossíntese muscular, osteoprotetora e radioprotetora. Cada benefício para a saúde pode ser atribuído a um ou poucos de seus componentes.

A β-lactoglobulina é a principal proteína do soro do leite (45% a 57%), contendo maior quantidade de aminoácidos de cadeia ramificada. Quando parcialmente desnaturada pode se ligar a moléculas hidrofóbicas, ajudando na redução da absorção intestinal de lipídios. Além disso, é rica no aminoácido cisteína ligado à síntese de glutationa. Esse é um antioxidante essencial e modulador do sistema imunológico. Melhora a função hepática geral, aumentando o conteúdo de GSH e desacelera o processo de desenvolvimento de Alzheimer e câncer.

A α-lactalbumina é a segunda maior proteína de soro de leite (15% a 25%), com teor de triptofano mais alto do que todas as proteínas da dieta. Um precursor da serotonina está relacionado com a indução de sono saudável e funções de humor. É rica em lisina, leucina, treonina e cisteína. Pode ligar-se a minerais, como o cálcio e o zinco, afetando positivamente a sua absorção e biodisponibilidade.

As imunoglobulinas são a terceira fração significativa das proteínas do soro. Atuam como antioxidantes e aumentam a imunidade; também são antivirais e possuem efeito antibacteriano contra alguns patógenos. A lactoferrina é antiviral, antibacteriana e protege contra infecções por fungos. Além disso, fortalece o sistema imunológico, auxilia na proteção da saúde intestinal, atua como anti-inflamatório e ajuda a regular a absorção de ferro no organismo. Além disso, as proteínas do soro são uma fonte importante de peptídeos bioativos que impactam positivamente as funções do organismo.

Os consumidores podem facilmente incorporar essas proteínas em uma dieta diária saudável, aumentando de forma conveniente a ingestão diária de proteínas e incorporando vários benefícios funcionais à saúde.








Notícias relacionados



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

001