Os consumidores estão cada vez mais em busca de produtos que ofereçam energia e bem-estar; essa tendência se reflete no aumento da procura por alimentos e bebidas que proporcionem impulso de energia, assim como por aqueles que auxiliam no relaxamento. Em ambos os casos, os ingredientes botânicos desempenham papel fundamental.
No que diz respeito à obtenção de energia, os consumidores valorizam cada vez mais as bebidas energéticas naturais. Um estudo revelou que 68% dos consumidores globais associam bebidas energéticas produzidas totalmente de forma natural a produtos premium e de alta qualidade. Esse interesse cresce ainda mais em um contexto de aumento dos custos de vida, onde os consumidores buscam produtos que ofereçam uma relação custo-benefício favorável e máxima eficácia.
Nesse sentido, marcas de bebidas energéticas estão direcionando seus esforços para incorporar ingredientes mais naturais e simplificar suas listas de ingredientes, atendendo à crescente demanda por alimentos e bebidas naturais, autênticos e que proporcionam energia.
Além disso, uma parcela significativa dos consumidores em escala global demonstra interesse no uso de vegetais em bebidas energéticas. De acordo com percepções do consumidor, cerca de 46% dos entrevistados afirmam que o uso de vegetais e sabores botânicos aumentaria seu consumo de bebidas energéticas. Ingredientes como gengibre, dente-de-leão, chai e hortelã são particularmente atraentes, não apenas por seus benefícios relacionados à energia, mas também por seu potencial de apoio ao bem-estar emocional.
Por outro lado, a busca por produtos que promovam relaxamento e uma melhor qualidade de sono também está em alta. Produtos enriquecidos com vegetais, como a erva-cidreira, estão sendo preferidos por consumidores que buscam relaxamento e um sono mais saudável. Esses ingredientes são considerados naturais, limpos e livres de produtos químicos, o que aumenta o seu apelo e reforça a percepção dos consumidores de que tais produtos são benéficos tanto para a saúde quanto para o meio ambiente.
Importante destacar que a transparência sobre os ingredientes, listas de ingredientes claras e rótulos limpos, juntamente com a comprovação dos benefícios, são essenciais para a construção da confiança dos consumidores e na validade das alegações relacionadas à naturalidade e eficácia.