Guia 2021

Quem é PLANT está aqui!
plantbasedbr.com

Vem conferir!

MENU
MÍDIA KIT 2022
Download
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

Sustentabilidade e Inovação

Em breve, o ESG deve evoluir a sigla para ESGI, acrescendo às suas perspectivas Ambiental (Environmental), Social (Social) e Governança (Corporate Governance), o I de Inovação (Innovation), visto a total integração desse tópico para suportar as necessidades de desenvolvimento, mudanças de paradigma e culturais, para atender a demanda da sustentabilidade corporativa (termo sinônimo ao ESG, segundo o Pacto Global).

Os desafios 2030 lançados incialmente pelas Nações Unidas em seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODs), trouxeram um alinhamento dos temais sensíveis que necessitam de foco e prioritária atenção, tanto dos governos quanto das corporações. Tópicos contemplados nos ODs como mudanças climáticas, pobreza, energia limpa, recursos hídricos, desigualdade de gênero, dentre outros, constituem consenso quase que absoluto entre os consumidores, que exigem o respeito aos seus propósitos ambientais e sociais; dos legisladores, estabelecendo regulamentações nesse sentido; e dos investidores, na busca de investimentos com menores riscos.

Nesse sentido, temos o próprio item 9.4 (OD 9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura), que salienta a necessidade de modernização da infraestrutura e a reabilitação das indústrias, com uso de recursos e tecnologias para aumento da eficiência e adoção de processos industriais social e ambientalmente limpos.

As soluções existentes contemplam até certo ponto o atendimento à agenda ESG, sendo que fica evidente a obrigatoriedade da Inovação para criar soluções que atendam aos pilares social e ambiental da sustentabilidade de forma genuína e rentável para as corporações, pois só assim teremos alternativas perenes para os stakeholders e, em particular, para a sociedade. E essa tendência é o que vivenciamos na prática com o lançamento de diversas iniciativas de corporações voltadas à inovação aberta e ao intraempreendedorismo, no intuito de encontrarem alternativas sustentáveis e viáveis a serem implantadas.

A integração da Inovação ao Ambiental, Social e Governança Corporativa não se trata mais de uma opção, pois é agora uma questão de competitividade no mercado de atuação, visto a necessidade de modernização e atendimento aos requisitos da sustentabilidade das organizações. Quem sai ganhando com o ESGI são as empresas, os consumidores, os investidores e toda a sociedade, que terão menores riscos, processos e produtos mais limpos, além dos benefícios para o planeta.

Fonte: Food Connection








Notícias relacionados



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

001