A Ben & Jerry's, subsidiária da Unilever, anunciou um programa piloto para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 15 das suas fazendas leiteiras para metade da média da indústria até 2024. O Projeto Mootopia implementará práticas agrícolas regenerativas e novas tecnologias para reduzir as emissões nas fazendas em Vermont, nos Estados Unidos, e na Holanda.
As iniciativas incluem o uso de aditivos alimentares para controlar as emissões de metano, usando tecnologia para gerenciar as emissões do esterco e aumentando o sequestro de carbono cultivando mais grama e outras culturas alimentares. Se for bem-sucedida, a Ben & Jerry's lançará essas iniciativas para fazendas em toda a sua cadeia global de fornecimento de laticínios.
A empresa recebeu US$ 9,3 milhões do Fundo de Clima e Natureza da Unilever para provar e escalar as iniciativas. O projeto, destinado a ajudar a Ben & Jerry’s a atingir sua meta de reduzir sua intensidade de emissões em 40% até 2025, ocorre enquanto a indústria de laticínios luta para diminuir seu impacto ambiental.
A Ben & Jerry's há muito prioriza a sustentabilidade. Mas reduzir as emissões requer uma mudança significativa na forma como seus produtos são produzidos. Segundo a empresa, os ingredientes lácteos respondem por mais da metade das suas emissões totais de gases de efeito estufa, razão pela qual está focando em suas fazendas para essa iniciativa.
Fonte: Food Dive