Aliada aos principais fabricantes de bebidas do mundo, a Tetra Pak lança as primeiras embalagens cartonadas com tampas não removíveis, (tethered caps, no termo em inglês). A empresa, que vem trabalhando no design a favor da reciclagem, desenvolveu cinco novas soluções de tampas não removíveis, que serão lançadas pela primeira vez no mercado europeu (Alemanha, países Bálticos, Irlanda e Espanha, em diferentes categorias de produtos).
As tampas não destacáveis desempenham papel importante na redução de resíduos, uma vez que permanecem fixas à embalagem. A expectativa da empresa é que a inovação, somada aos avanços como a introdução de plástico proveniente da cana-de-açúcar em camadas da caixinha, conteúdo renovável, favoreça a redução da pegada de carbono da embalagem. Além disso, parte majoritária do portfólio da Tetra Pak para tampas não removíveis apresenta uma quantidade menor de plástico, podendo chegar à uma redução que varia entre 7% e 15%.
"Estamos investindo cerca de 400 milhões de euros no desenvolvimento e implementação de soluções de tampas não removíveis, incluindo um investimento de 100 milhões de euros realizado no ano passado em nossa fábrica de Châteaubriant, na França, para acelerar essa produção. Com base nos vários projetos para nossas embalagens com essas tampas, esperamos vender mais de 1,5 bilhão de tampas até o final do ano”, disse Marco Marchetti, vice-presidente global de Distribuição e Vendas de Materiais de Embalagens da Tetra Pak.
Além disso, a empresa também planeja até o final de 2022, equipar cerca de 300 linhas de envase com tampas não removíveis na Europa. No Brasil, a solução será implementada em momento posterior.
“Apesar de ser um anúncio ainda restrito ao mercado europeu, reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade e o nosso esforço contínuo a fim de estudar e desenvolver soluções que nos permitam chegar ao modelo de embalagem para alimentos e bebidas mais sustentável do mundo”, disse Danilo Zorzan, diretor de Marketing da Tetra Pak Brasil.
Fonte: JeffreyGroup Brasil