A Bunge anunciou que alcançou 80% de rastreabilidade e monitoramento da soja da sua cadeia de abastecimento indireta no Cerrado brasileiro. A iniciativa pioneira e de grande porte para rastrear as compras indiretas no bioma faz parte do Programa de Parceria Sustentável da Bunge e reforça a atuação da empresa no desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis e responsáveis, principalmente nas áreas de maior risco de desmatamento no Brasil.
Lançado em 2021, o Programa de Parceria Sustentável da Bunge foi concebido para ajudar os revendedores de grãos a avaliar o desempenho socioambiental dos fornecedores. Através do programa, a Bunge compartilha sua experiência, metodologias e ferramentas com revendedores de grãos para que possam levar ao mercado commodities de origem comprovadamente sustentável. O programa oferece acesso a sistemas de verificação, como imagens de satélite e em escala de fazendas para avançar na rastreabilidade e monitoramento das fazendas.
De acordo com Pamela Moreira, gerente sênior de Sustentabilidade da Bunge para a América do Sul, o programa reafirma o papel ativo da Bunge em engajar e influenciar positivamente toda a cadeia produtiva no Brasil e continua sendo um importante instrumento para ajudar a empresa a atingir sua meta de cadeias livres de desmatamento em 2025.