A Fonterra anunciou uma meta ambiciosa de redução de emissões nas explorações agrícolas, dando um passo significativo em direção às suas aspirações climáticas. A meta consiste em alcançar uma redução de intensidade de 30% nas emissões nas explorações agrícolas até 2030, a partir de uma linha de base de 2018. O compromisso visa diminuir ainda mais o perfil de emissões dos produtos da Cooperativa.
Considerando que 86% das emissões da Fonterra provêm da fazenda, a meta concentra-se na redução da intensidade das emissões por tonelada de FPCM (leite corrigido para gordura e proteína) coletada pela Fonterra.
A nova meta será alcançada através de várias abordagens, incluindo melhorias nas práticas agrícolas, implementação de novas tecnologias desenvolvidas em parcerias, remoção de carbono da vegetação e conversões históricas de mudanças no uso da terra para laticínios.
Além da meta de redução de emissões, a Fonterra lançou um Roteiro Climático, delineando ações para alcançar suas metas até 2030 e a ambição de ser líquida zero até 2050. A divulgação voluntária do primeiro relatório relacionado ao clima também destaca os riscos e oportunidades, contribuindo para o planejamento futuro.
Segundo Miles Hurrell, CEO da Fonterra, o conjunto completo de metas e planos visa garantir a confiança dos clientes e proteger a reputação da empresa como um dos principais fornecedores de laticínios com eficiência de emissões em escala mundial.