A Nestlé está prestes a atingir a marca de 350 toneladas de embalagens plásticas flexíveis recicladas até o final de 2023, como parte de uma parceria com a startup de economia circular e logística reversa Yattó.
O projeto, focado em promover a reciclagem desse tipo de embalagem, tem como meta reciclar 1.050 toneladas em três anos, gerando renda superior a um milhão de reais para 1.300 catadores, graças à valorização das embalagens flexíveis.
Apesar dos desafios envolvidos na reciclagem dessas embalagens, que frequentemente contêm diferentes materiais em sua composição, a Nestlé buscou inovações para apoiar o desenvolvimento de uma infraestrutura capaz de processar esse insumo. No primeiro ano (2021), foram recicladas cinco toneladas, e no ano seguinte, a Nestlé apoiou a reciclagem de 120 toneladas, representando 60% do volume reciclado pela Yattó em 2022.
A evolução do projeto levou a oportunidades em circularidade, incluindo uma parceria com KitKat. Embalagens de chocolates coletadas durante o festival de música The Town foram recicladas e transformadas em móveis com o design tradicional do chocolate, sendo doadas para ONGs que apoiam a causa LGBTQIAP+.
Cristiani Vieira, Gerente de Circularidade da Nestlé, destacou a preocupação ambiental diante do crescimento de 4,3% na indústria brasileira de embalagens plásticas flexíveis no primeiro semestre de 2023, e enfatizou a importância do empenho da Nestlé em buscar novas utilizações para esses insumos, visando oportunidades na reciclagem mecânica e na produção de resina aplicável em mais itens.