Guia 2021

Quem é PLANT está aqui!
plantbasedbr.com

Vem conferir!

MENU
MÍDIA KIT 2022
Download
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

Tirolez dá destino sustentável para efluentes resultantes do processo fabril

Consciente da responsabilidade ambiental que exerce, sobretudo na proximidade de suas plantas industriais, a Tirolez avalia cada detalhe de seu processo produtivo. Em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a empresa destina de maneira sustentável os efluentes resultantes do processo fabril, a partir da fertirrigação do solo. A iniciativa, além de gerar benefícios para a lavoura local, reduz o volume de efluentes que seriam lançados em rios após o tratamento.

João Vitor Ferreira, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Tirolez, ressalta que a parceria com a UFV começou a partir de um projeto de iniciação científica para análise da composição de alguns dos efluentes resultantes dos processos fabris. “Os resultados do estudo impressionaram e levaram ao entendimento de que a aplicação dos efluentes no solo poderia gerar benefícios para a lavoura, devido a presença dos elementos químicos, que são a base de nutrição de plantas”, explicou.

O projeto foi aprovado em 2020 e as atividades já começaram em abril de 2021, com a aplicação média de 300m³/mês de efluentes via fertirrigação em uma propriedade parceira no município de Arapuá (MG).

A fertirrigação possibilita o aumento de produção da pastagem por área, aproveitando os elementos químicos que existem no efluente. Além disso, há um aumento da reciclagem de alguns nutrientes, o que permite aumentar a qualidade de pasto, reduzindo a demanda por fertilizantes e outros nutrientes.

A iniciativa é uma alternativa para manter a qualidade dos pastos durante os períodos de seca, diminuindo a sazonalidade da produção.

Os ganhos para o meio ambiente com a implantação do projeto são consideráveis, por isso, uma equipe de consultoria especialista, em conjunto com a equipe da UFV, fazem o acompanhamento periódico dos resultados para os órgãos ambientais.

“Com os resultados positivos da solução ecoeficiente em Arapuá, a Tirolez estuda a ampliação do projeto para a unidade industrial de Caxambu do Sul, localizada em Santa Catarina”, concluiu Ferreira.

A Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do Brasil. Com mais de 1.900 colaboradores, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul).

Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 30 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil.

Fonte: Press à Porter








Notícias relacionados



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

001