GUIA DE FORNECEDORES 2012
PORTUGU�S ENGLISH ESPA�OL
  Home | Edições ▼ | Guia de Fornecedores ▼ | Feiras e Eventos | Anuncie | Assinatura | Notícias | Contato
    FABRICANTES DISTRIBUIDORES REPRESENTANTES

FIB FACEBOOK

https://WWW.FI-EVENTS.COM.BR/
WWW.UBMBRAZIL.COM.BR
https://WWW.FI-EVENTS.COM.BR/
WWW.UBMBRAZIL.COM.BR
Redução do teor de iodo no sal provoca debate entre especialistas
VOLTAR

18/04/13

A nova medida da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que diminui o teor de iodo adicionado no sal, provocou um debate entre especialistas.

Mais refeições fora de casa e o aumento do consumo de produtos industrializados deixaram a alimentação do brasileiro salgada demais. Com isso, cresceu também a ingestão de iodo, que é acrescentado ao sal para evitar doenças, como o bócio, um aumento no volume da glândula da tireoide.

Os fabricantes têm 90 dias para fazer adaptações. Hoje, a quantidade de iodo que as indústrias podem adicionar ao sal varia entre 20mg e 60mg por quilo. Ela terá que ser reduzida para, no mínimo, 15mg e, no máximo, 45mg por quilo de sal

“Deveríamos focar na redução do consumo de sal e não na redução da iodação do sal, uma vez que doenças muito graves cardiovasculares estão associadas com essa ingestão excessiva de sal", explica Carmen Pazos de Moura, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia.

Sanduíche com salsicha ou mortadela, comida pronta congelada. São opções práticas para refeições rápidas. O problema é a quantidade de sal nestes alimentos. Por exemplo, um prato com um macarrão instantâneo, quando a gente acrescenta o tempero pronto e duas colheres de queijo ralados, temos, nesta refeição, cinco gramas de sal.

Segundo o Ministério da Saúde, o brasileiro consome em média 12 gramas de sal por dia - uma das maiores taxas do mundo.

“Hoje, nós temos uma faixa de iodação de 35 miligramas de iodo por quilo de sal. Dá uma média de 400 microgramas por dia, enquanto que a Organização Mundial de Saúde recomenda que para adulto, o ideal seria 130 microgramas por dia. Então, nós estamos ultrapassando o dobro do que nós deveríamos consumir de iodo por dia”, diz Denise Resende, gerente de Alimentos da Anvisa.

A Anvisa esclareceu ainda que fez um acordo com a indústria para a redução de sal nos alimentos até 2020.

 

VOLTAR




WWW.TATEANDLYLE.COM
WWW.LIOTECNICA.COM.BR
WWW.NUTRAMAX.COM.BR
WWW.FORTITECH.COM.BR
SENSING.KONICAMINOLTA.COM.BR
WWW.LESAFFRE.COM.BR
 
EDITORA INSUMOS

© EDITORA INSUMOS LTDA. - Av. Sargento Geraldo Santana, 567 – 1º andar
CEP 04674-225 – São Paulo, SP – Brasil Tel.: +55 11 5524-6931 Fax: +55 11 5685-5558

Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei.

Criação de Sites
.com.br