GUIA DE FORNECEDORES 2012
PORTUGU�S ENGLISH ESPA�OL
  Home | Edições ▼ | Guia de Fornecedores ▼ | Feiras e Eventos | Anuncie | Assinatura | Notícias | Contato
    FABRICANTES DISTRIBUIDORES REPRESENTANTES

FIB FACEBOOK

https://WWW.FI-EVENTS.COM.BR/
WWW.UBMBRAZIL.COM.BR
https://WWW.FI-EVENTS.COM.BR/
WWW.UBMBRAZIL.COM.BR
Sódio presente nos alimentos processados é o maior vilão do consumo excessivo de sal
VOLTAR

23/04/13

O consumo excessivo de sal é um dos principais causadores da hipertensão arterial, além de contribuir diretamente para o desenvolvimento de outras doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares e renais.

Pesquisa internacional denominada Burden of Diseases Study detectou que 75% da população mundial consome 4 gramas de sal por dia, o dobro recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de até 2 gramas diários. O estudo foi feito por 488 cientistas de 303 instituições em 50 países, entre 1990 e 2010.

Segundo Mauro Scharf, endocrinologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica, este excesso vem, principalmente, dos alimentos processados.“Eles contêm sal na forma do seu princípio ativo: o sódio”, diz o especialista.

O médico explica que a hipertensão arterial acontece quando os níveis da pressão estão acima de valores de referência para a população geral. Apesar do valor normal de pressão arterial ser de 120x80 mmHg, considera- se alteração de pressão apenas quando os valores forem superiores a 140x90 mmHg. No caso das crianças, os valores variam de idade para idade e são sempre mais baixos do que a referência nos adultos. “Há muitas crianças hipertensas, pois o problema não é uma exclusividade dos adultos”,ressalta o médico.

Qualquer indivíduo pode apresentar esporadicamente níveis de pressão arterial altos sem que seja considerado hipertenso. “Somente a manutenção dos níveis permanentemente altos em múltiplas medições, em diferentes horários, em várias posições e condições (repouso, sentado ou deitado) caracteriza a hipertensão arterial. A medida da pressão arterial deve ser realizada apenas com aparelhos confiáveis”, afirma Scharf.

Algumas dicas simples podem ser bastante úteis para conseguir reduzir o sal. São elas:

  • Retirar o saleiro da mesa;
  • Controlar o uso do sal no cozimento;
  • Preferir sempre alimentos frescos;
  • Substituir o sal por temperos e ervas frescas ou secas (como alho, cebola, salsa e pimenta vermelha fresca, por exemplo);
  • Evitar os temperos prontos;
  • Temperar a salada de outras formas (com azeite de oliva, limão, vinagre, vinagre balsâmico e ervas, por exemplo);
  • Evitar sopas prontas e embutidos, assim como conservas salgadas, salgadinhos, frios salgados e queijos gordos.

Outra dica do médico é ler sempre o rótulo dos alimentos. “Procure escolher as versões com pouco sódio”, enfatiza Scharf.

O médico também sugere que se consuma adoçantes como estévia, sucralose, frutose e aspartame, já que os mais comuns têm sódio. Para as comidas enlatadas, como milho e palmito em conserva, a dica é remover o excesso de sal deixando-as de molho em água fresca por uma hora.

 

VOLTAR




WWW.TATEANDLYLE.COM
WWW.LIOTECNICA.COM.BR
WWW.NUTRAMAX.COM.BR
WWW.FORTITECH.COM.BR
SENSING.KONICAMINOLTA.COM.BR
WWW.LESAFFRE.COM.BR
 
EDITORA INSUMOS

© EDITORA INSUMOS LTDA. - Av. Sargento Geraldo Santana, 567 – 1º andar
CEP 04674-225 – São Paulo, SP – Brasil Tel.: +55 11 5524-6931 Fax: +55 11 5685-5558

Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei.

Criação de Sites
.com.br