GUIA DE FORNECEDORES 2012
PORTUGU�S ENGLISH ESPA�OL
  Home | Edições ▼ | Guia de Fornecedores ▼ | Feiras e Eventos | Anuncie | Assinatura | Notícias | Contato
    FABRICANTES DISTRIBUIDORES REPRESENTANTES

FIB FACEBOOK

https://WWW.FI-EVENTS.COM.BR/
WWW.UBMBRAZIL.COM.BR
https://WWW.FI-EVENTS.COM.BR/
WWW.UBMBRAZIL.COM.BR
Cientistas dizem que Europa precisa de alimentos OGM
VOLTAR

26/04/13

A estratégia da União Europeia (UE) com relação aos alimentos geneticamente modificados ameaça causar a ruína econômica do bloco regional, ao forçá-lo a depender do resto do mundo para se alimentar, alertaram cientistas europeus nesta quinta-feira.

Em artigo de revisão publicado na revista Trends in Plant Science, cientistas da Grã-Bretanha e da Espanha disseram que as políticas bem intencionadas da UE fracassaram, frustrando a inovação e asfixiando os pequenos agricultores aos quais deviam proteger.

"O que surgiu é um marco jurídico fragmentado, contraditório e impossível, que ameaça com um desastre econômico", destaca o artigo.

A Europa aprovou uma estratégia que defende a separação dos cultivos convencionais e geneticamente modificados com a finalidade de oferecer uma alternativa aos consumidores e aos agricultores.

Mas a "aplicação irregular destas medidas sem coordenação ou uma base científica racional" equivale a uma moratória de fato sobre os cultivos geneticamente modificados, como o milho, o algodão e a soja, dizem os cientistas.

Como resultado, os países europeus se veem obrigados a importar estes produtos devido a que não podem produzi-los em casa nas quantidades necessárias.

Um dilema semelhante ocorreu com os pesticidas.

"A UE proibiu muitos pesticidas, mas aprova a importação de produtos alimentícios tratados com produtos químicos proibidos", destaca o artigo.

Os esforços para suprimir a agricultura geneticamente modificada são "mais ideológicos do que científicos" e estão provocando o crescente isolamento da UE em escala mundial, prossegue.

A solução é aceitar os cultivos transgênicos, fazer políticas com base científica e eliminar as contradições em torno do cultivo e da importação de alimentos transgênicos, afirma o pesquisador Paul Christou, do Centro da Universidade de Lleida-Agrotecnio na Espanha.

"Na falta de tal mudança, em última instância, a UE vai depender quase inteiramente do resto do mundo para os produtos alimentícios e o progresso científico, ironicamente porque o resto do mundo adotou tecnologia que é tão impopular na Europa, ao se dar conta de que é a única forma de obter uma agricultura sustentável", diz.

 

VOLTAR




WWW.TATEANDLYLE.COM
WWW.LIOTECNICA.COM.BR
WWW.NUTRAMAX.COM.BR
WWW.FORTITECH.COM.BR
SENSING.KONICAMINOLTA.COM.BR
WWW.LESAFFRE.COM.BR
 
EDITORA INSUMOS

© EDITORA INSUMOS LTDA. - Av. Sargento Geraldo Santana, 567 – 1º andar
CEP 04674-225 – São Paulo, SP – Brasil Tel.: +55 11 5524-6931 Fax: +55 11 5685-5558

Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei.

Criação de Sites
.com.br