Por Tatiana Rusev - Gerente de Desenvolvimento de Negócios
Na busca por uma alimentação mais equilibrada e saudável, os alimentos enriquecidos ou fortificados estão sendo cada vez mais procurados, principalmente por fornecer nutrientes e elementos essenciais para nossa saúde que acabamos não conseguindo suprir com a nossa alimentação regular do dia-a-dia. Importantes para auxiliar na prevenção de doenças principalmente cardiovasculares, as fibras têm um papel importante na nossa dieta e diversos estudos vem sendo realizados para comprovar seus benefícios através do seu consumo diário, como melhora do funcionamento do intestino. De uma perspectiva nutricional, as fibras alimentares são definidas com base nas suas características fisiológicas, ou seja, sua não digestibilidade, isso significa que as suas ligações químicas não podem ser quebradas pelas enzimas digestivas humanas e algumas podem ser somente degradadas por bactérias no nosso intestino grosso ou até chegar intactas ao mesmo, o que explica a classificação das fibras entre solúveis e não solúveis.
As fibras solúveis também são conhecidas como fibras prebióticas e estimulam seletivamente a proliferação de bactérias benéficas no nosso cólon, auxiliando na saúde digestiva e imunológica. Associadas a uma dieta balanceada, também são conhecidas pela prevenção de doenças por diminuir o poder de reabsorção do colesterol LDL (ou colesterol ruim), impedir o acumulo de gordura em veias e artérias e evitar os riscos de picos de açúcar no sangue por tornar mais lenta a absorção da glicose na corrente sanguínea. Já as fibras não solúveis resistem ao trato digestivo chegando intactas ao intestino grosso, sendo muito utilizadas para combater a prisão de ventre, já que estimula o funcionamento do mesmo.
As aplicações das fibras são diversas, e dependendo da quantidade adicionada no produto final, a Anvisa permite a declaração do mesmo de acordo com a Resolução RDC no.54 de 12/11/2012:
Panificação:As aplicações das fibras tanto solúveis quanto não solúveis são diversas, e além de obter o aporte funcional, há características e benefícios específicos para distintos segmentos, conforme mostrado abaixo.
Tanto as fibras solúveis quanto não-solúveis podem ser aplicadas nos principais processos produtivos de panificação, sendo observados melhora de textura e facilidade de processo.
Lácteos, Sorvetes e Fórmulas Infantis:
Para esses segmentos se destacam principalmente as fibras solúveis que podem também trazer características de textura e serem adequados para diferentes tipos de processo
Fórmulas infantis: Para fórmulas infantis especificamente, o GOS (galactooligosacarídeos) é a fibra mais utilizada, pois possui diversos estudos que compram os seus benefícios e características.*
- Benefícios prebióticos mais próximos do oligossacarídeo da mãe
- Promovem o crescimento e melhoram a qualidade das fezes e do sistema imunológico
- Adequadas para distintas condições de processos como altas variações de pH e aquecimento
Bebidas Lácteas & Iogurtes: As fibras solúveis podem ser utilizadas para auxiliar na redução de açúcar, contribuir para textura dos produtos, melhorar o mouthfeel e arredondar os sabores.
Sorvetes: Para essa aplicação, as fibras solúveis também podem ser utilizadas para auxiliar na redução de açúcar mas também para melhorar cremosidade, especialmente em formulações reduzidas em gordura e/ou açúcar.
Doces, Confeitos e Preparados de Frutas:
Para produtos com alto dulçor como doces, confeitos e preparados de frutas, é possível utilizar as fibras também como auxiliadoras na redução da quantidade de açúcar.
Confeitos, Balas & Gomas: as fibras solúveis se destacam nesse tipo de aplicação por serem adequadas para produtos com transparência desejada, serem baixas em calorias, estáveis ao aquecimento, possuir um sabor limpo e levemente doce e também por não participar da reação de Maillard.
Preparado de Frutas: Por não impactar em aspectos importantes como viscosidade e sabor, as fibras solúveis se destacam também por ter uma validada redução de açúcar de até 50% dependendo da formulação inicial.
Suplementos Alimentares:
Através de formatos práticos como pós em sachês ou cápsulas e comprimidos, os suplementos são cada vez mais procurados por sua facilidade de utilização, e as fibras podem ser aplicadas também para essa aplicação.
Suplementos em pó: Para esses, as fibras não solúveis trazem um aporte de fibras de uma maneira simples, somente adicionando em água ou bebida de preferência, e nesse caso também não aportam sabor.
Suplementos em cápsula: Trazem ainda mais facilidade de uso ao consumidor final, as fibras solúveis se destacam por também não aportar sabor.
A Ingredion possui um amplo portfólio de fibras, adequadas para todas as aplicações mencionadas sendo destacadas as seguintes abaixo:
*Fontes: Ashley et al., 2012; Chouraqui et al., 2008; Sierra et al., 2014; Ziegler et al., 2007 & Fanaro et al., 2009